O International Integrated Reporting Committee (IIRC), entidade criada com o objetivo de estabelecer padrões internacionais para a elaboração de relatórios integrados, laçou seu Discussion Paper, no qual são abordados desde o papel institucional e político do IIRC frente a essa agenda, bem como quais deverão ser as diretrizes e orientações para o “framework” de um relatório integrado. O Documento está disponível para consulta pública até 14 de dezembro no site.
Dentre as empresas participantes do Comitê estão a Natura, o HSBC, a Deloittee e a Microsoft.
Sobre o International Integrated Reporting Committee
Frente à agenda do século 21 em que a gestão conjunta dos aspectos econômico, social e ambiental em todos os processos das organizações passa a ser imperativa à perenidade das mesmas, surge o IIRC, em dezembro de 2009, liderado pelo Prince´s Accounting for Sustentability (A4S) e pela Global Reporting Initiative (GRI).
O IIRC tem como objetivo a criação de um padrão global para relatórios integrados, respondendo à necessidade de uma descrição concisa, clara, coerente e comparável das informações financeiras e não financeiras das organizações.
Os objetivos desse sistema integrado das informações são:
Dar apoio às necessidades de informação aos investidores, apresentando as consequências mais amplas e de longo prazo do processo decisório.
Refletir as interligações entre os aspectos de governança, ambientais, sociais e financeiros nas decisões que afetam o desempenho a longo prazo e apresentar a relação direta entre a sustentabilidade e o valor econômico.
Fornecer o padrão necessário sobre quais aspectos ambientais e sociais devem ser levados em consideração na elaboração de relatórios e na tomada de decisão.
Reequilibrar as métricas de desempenho, evitando uma ênfase excessiva no desempenho financeiro de curto prazo.
Fazer com que a linguagem dos relatórios seja cada vez mais próxima da linguagem utilizada pelo dia a dia das empresas.
Como são envolvidos diferentes atores no processo de estabelecimento dos padrões de relatórios, faz-se necessário um cuidado especial para que nenhuma decisão seja tomada individualmente para que não se crie diferentes padrões. Nesse sentido, cabe ao IIRC:
Desenvolver em conjunto com empresários, investidores, órgãos de contabilidade e reguladores um consenso, a fim de evitar divergências nos padrões e poder ter condições de aprimorá-los.
Desenvolver um padrão de informações integradas que atendam aos componentes chaves para uma comunicação integrada.
Identificar áreas que demandam mais trabalho e atenção e desenvolver um plano específico a elas.
Identificar quais são os casos onde se faz necessário um padrão e quando sua divulgação pode ser voluntária, facilitando a colaboração entre os órgãos reguladores e a identificação das reais necessidades de padronização.
Promover a adoção do padrão estabelecido tanto pelos órgãos reguladores quanto pelos redatores e editores dos relatórios.
International Reporting Pilot Programme
O Programa Piloto é uma plataforma para as empresas a começarem a aplicar os princípios de relatórios integrados, como campeões de relatórios inovação.
Além do documento de discussão, o IIRC fornece comentários adicionais e orientação às empresas-piloto. Um membro da equipe dedicada IIRC acompanha o Programa, que será executado através de conferências regulares, e um fórum de comunidade moderada, permitindo às empresas aprender e compartilhar idéias.
O Programa Piloto também oferece a oportunidade de interagir com especialistas da comunidade de investidores a respeito de suas perspectivas sobre relatórios integrados. O IIRC convidará um grupo de investidores focados em diferentes setores e regiões para discutir relatórios integrados com as empresas piloto, e oferecer feedback sobre relatórios publicados como parte do Programa Piloto.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090