As empresas brasileiras, segundo a pesquisa “Emissão de Relatórios de Responsabilidade Corporativa
O trabalho apontou que, no Brasil, cerca de 88% das empresas emitem de responsabilidade corporativa ou de sustentabilidade (RS), dez por cento a mais do que o registrado no último estudo, divulgado em 2008, colocando o Brasil em sexto lugar no ranking global, atrás de Países como Inglaterra, Japão e Dinamarca, mas a frente dos Estados Unidos, Finlândia, Holanda e Canadá.. Em comparação com os outros países dos BRICS, o Brasil é atualmente o que mais se preocupa com o tema. A China, que entrou na pesquisa este ano, tem 60% das suas empresas emitindo relatórios corporativos, levando-a a se equiparar como México e com a Suíça. As empresas na Rússia, com 58%, também parecem estar rapidamente incluindo os relatórios como parte de sua estratégia corporativa. A Índia aparece em último lugar entre os quatro países do bloco, com apenas 20%.
A importância da emissão do RS reflete-se nos números. Das 250 maiores empresas do mundo, 95% apresentam o documento, o que representa um salto de mais de 14%, se comparamos com a última pesquisa. O estudo apontou, ainda, diversos fatores para esse crescimento: pressão das empresas concorrentes; uma melhor forma de compreender o impacto e os benefícios do seu negócio; uma estratégia para aumentar a transparência das suas ações, obtendo assim maior valor financeiro com a redução de custos e melhor reputação no mercado.
Durante a pesquisa foram abordadas questões como adoção de relatórios integrados, utilização de padrões globais, qualidade, confiança, benefícios, formas de comunicação do relatório, entre outras. Ficou constatada uma forte tendência para integração e até mesmo a fusão entre os relatórios corporativo e financeiro das empresas como forma de criar um valor maior à informação uma vez que será tratada como parte do negócio global da empresa. Já em relação ao método utilizado para comunicar o RS, as companhias também estão evoluindo rapidamente apesar de ainda não terem um padrão pré-estabelecido, mas existe uma clara predominância do padrão GRI – Global Reporting Initiative. Cerca de 80% das companhias estudadas adotam este padrão para o reporte das informações socioambientais. O estudo mostrou que elas estão implementando uma estratégia de comunicação de forma abrangente e que busque melhorar a confiança da empresa com as partes interessadas.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090