A Volkswagen traz para o Salão do Automóvel o seu conceito de desenvolvimento sustentável. Uma das atrações será a exposição de uma maquete de sua primeira PCH (Pequena Central Hidrelétrica), que está operando desde março de 2010. Recentemente, a Volkswagen anunciou a construção de sua segunda usina, que terá capacidade instalada de 25,5MW/h, com três turbinas e geração de 22,1 mil toneladas de crédito de carbono por ano.
Somando-se as duas PCHs, a Volkswagen irá contribuir para a geração de cerca de 45 MW e mais de 40 mil toneladas de créditos de carbono. O investimento total das duas usinas foi de R$ 273 milhões.
“Os investimentos da Volkswagen mostram a preocupação da empresa no desenvolvimento de alternativas de energia geradas por fontes limpas e renováveis”, afirma Dr. Josef-Fidelis Senn, vice presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil. “Além de abastecer nossas unidades produtivas, também queremos contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil”.
O Papel Sustentável da Volkswagen
O conceito de sustentabilidade está presente no próprio DNA da companhia, seja em seus produtos, processos e nas relações da companhia com seus diversos públicos. Prova disso é que “Desenvolver Sustentabilidade como princípio de gestão” é um dos objetivos que figura no Mapa Estratégico da empresa.
A marca consolidou-se no Brasil, e no mundo inteiro, por ofertar carros com durabilidade, confiáveis e econômicos, numa época em que a questão das emisssões não era amplamente discutida. Não por acaso, foi a Volkswagen que desenvolveu a tecnologia Total Flex, em 2003, que gera emprego e renda no campo e proporciona um balanço equilibrado entre o gás carbônico sintetizado na plantação de cana e aquele gerado pelo veículo.
Todas as fábricas da companhia possuem certificação ISO 14001. A empresa também é pioneira no País em várias tecnologias ambientais no campo industrial, como por exemplo a pintura à base de água na fábrica de São José dos Pinhais, a estação de reciclagem e reaproveitamento de água em Taubaté, que recicla e reaproveita 30% da água consumida internamente, e a produção de adubo orgânico a partir dos resíduos em São Carlos. A unidade Anchieta, a pioneira da marca no Brasil, aplica todos os cuidados ambientais em seus processos produtivos.
Como novidade na área industrial, a Volkswagen do Brasil acaba de implementar um software que analisa o ciclo de vida de novos processos, permitindo avaliar e minimizar o impacto ambiental de novas instalações industriais. Trata-se de uma ferramenta de extrema importância no momento em que a empresa se prepara para expandir sua capacidade produtiva no País.
“A sustentabilidade hoje está tão intrínseca aos produtos e processo produtivos da Volkswagen que ela se integra espontaneamente à estratégia da empresa. Nossas ações estão focadas tanto nas qualidades técnicas, funcionais e inovações dos veículos da marca quanto nas suas vantagens no aspecto ambiental”, ressalta Dr. Senn. “Na Volkswagen, as questões econômicas, ambientais e sociais estão interligadas, interrelacionadas e fazem parte de um mesmo contexto e de uma mesma estratégia”.
Novos Produtos
A Volkswagen investe constantemente em pesquisas que contribuem para que os novos veículos da marca tenham um menor impacto no meio ambiente. Visando este objetivo, a empresa oferece no Brasil veículos que foram desenvolvidos para terem emissões reduzidas e menor impacto no meio ambiente. Os visitantes do Salão do Automóvel poderão conferir os modelos Polo Bluemotion, Gol Ecomotion, Gol Bluemotion Technology e o Fox Bluemotion.
Uma versão do veículo mais popular da empresa, o Gol G4, já possui um apelo sustentável com uma economia de cerca de 10% no gasto de combustível – o Gol Ecomotion. O modelo faz parte da estratégia "Bluemotion" e vem equipado com o motor 1.0 l Total Flex, diferencial alongado em 6,8% - garantindo um novo patamar em termos de consumo -, pneus “verdes” e traz como benefícios adicionais a redução de ruídos e melhoria do conforto no interior do veículo.
Os novos Gol Bluemotion Technology e Fox Bluemotion trazem soluções para redução de consumo e consequente redução de emissões de poluentes. Ambos contam com pneus “verdes” e instrumentos que permitem monitorar e melhorar a performance de condução do veículo.
O Polo Bluemotion foi o primeiro lançamento da Volkswagen do Brasil visando redução de consumo e emissões. Além de alterações na mecânica e eletrônica, o carro traz mudanças na carroceria e suspensão rebaixada, ganhando eficiência aerodinâmica.
Bik.e
Atenta às novas tendências de mobilidade urbana em todo o mundo, a Volkswagen apresenta no Salão do Automóvel uma solução bastante inovadora para deslocamentos de curta distância. O protótipo Bik.e é uma bicicleta elétrica com um inovador mecanismo de dobramento, permitindo que ela seja facilmente transportada no próprio automóvel, tornando-se uma opção adicional de mobilidade nas grandes cidades.
A Bik.e tem autonomia de 20 km, velocidade máxima de 20 km/h e pesa somente 20Kg. Dobrada, a bicicleta, que tem rodas de aro 20, pode ser carregada no compatimento do estepe, no porta-malas do veículo. Seu design é inovador, saudável e seguro. A bicileta tem um sistema de recarga a partir do prórpio sistema elétrico do veículo, estando sempre pronta para uso.
Fundação Volkswagen
Com 30 anos de trabalhos no Brasil, Fundação Volkswagen realiza e incentiva práticas sociais voltadas a seus colaboradores e à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação pública e o desenvolvimento social de pessoas de baixa renda. A população beneficiada pelos seus projetos, principalmente estudantes e professores, já passa de meio milhão de pessoas.
Entre os diversos projetos da Fundação, destaca-se o “Entre na Roda”, que capacita professores e voluntários das comunidades para a utilização de técnicas de contação de histórias. A Fundação doa um baú com cerca de 200 títulos aos participantes - para 2010, a previsão é distribuir 244.500 livros. O objetivo é atrair o público infanto-juvenil e disseminar o hábito pela leitura. A iniciativa está presente não só em escolas, mas também em presídios, comunidades quilombolas, escola de samba e hospitais.
O “Estudar pra Valer” promove encontros de formação de educadores, acompanha atividades em sala de aula e fornece material de apoio para professores e alunos do 1º ao 9º ano. Em 2003, foi reconhecido pela UNESCO como uma das cinco inovações em educação na América Latina e Caribe.
O projeto “Brincar” visa preparar os professores para desenvolver nas crianças aspectos como raciocínio lógico, linguagem, imaginação, memória e comportamento em sociedade, por meio de brincadeiras pedagógicas. Dentre os conteúdos de formação do Brincar, estão as técnicas para interação adulto-criança e criança-criança, o acervo de brinquedos, o tempo e o espaço das atividades e a articulação da unidade educacional com outros espaços e instituições da comunidade.
A Fundação Volkswagen também cuida do “Pró-Educar Brasil” e do “Costurando o Futuro”. O primeiro oferece bolsas de estudos para a formação universitária de professores da região de Arcoverde, no sertão de Pernambuco, buscando a melhoria da qualidade do ensino em municípios com baixo índice de escolarização. O “Costurando o Futuro” oferece alternativa de geração de trabalho e renda por meio de uma oficina de costura na qual a matéria-prima básica é composta por uniformes sem condições de uso descartados pelos colaboradores da Volkswagen do Brasil.
O projeto “Costurando o Futuro” poderá ser conferido no estande da Volkswagen no Salão do Automóvel . As mulheres que participam do projeto irão confeccionar fantasias infantis para as crianças que visitarem o Espaço Kids - Fundação Volkswagen. O projeto social também é responsável pela fabricação das necessaires que serão presenteadas às mulheres que participarem das atividades do Espaço Mulher no estande da empresa.
A Volkswagen também patrocina o Instituto Baccarelli, criado por iniciativa do maestro Sílvio Baccarelli para o desenvolvimento social da comunidade de Heliópolis, em São Paulo, depois do trágico incêndio que ocorrido no local em 1998. Por meio do Instituto, a Volkswagen mantém o “Coral da Gente” e a "Orquestra Sinfônica Baccarelli", formados por crianças e jovens carentes da comunidade.
Além dos projetos da Fundação, a Volkswagen realiza no Brasil diversos programas sociais como a Bomba d’Água Popular, destinado às comunidades carentes do semiárido brasileiro; a Rede de Cooperação Digital, projeto que visa captar e recuperar equipamentos recebidos de empresas e entidades para doar a organizações da sociedade civil que manifestem a intenção de montar telecentros em suas comunidades; e ainda o Programa de Educação Ambiental, voltado para todos os colaboradores da empresa no Brasil e com o objetivo de levar a educação ambiental para a família e o dia a dia do empregado.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090