A Coca-Cola Brasil comemora os 25 anos do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, um dos maiores eventos voluntários do mundo, em 50 cidades do País. A expectativa é de que sejam recolhidas cerca de 80 toneladas de lixo por mais de mais de 16 mil pessoas. Alguns fabricantes farão ações já a partir de 18 de setembro. No Rio de Janeiro, uma extensa agenda movimentará a Praia do Leme no sábado, dia 25 de setembro, das 9h às 16h, onde são esperados 200 voluntários.
Para coletar o lixo, classificá-lo por itens, pesar e selecionar entre recicláveis e não-recicláveis, todos receberão sacos plásticos, luvas plásticas descartáveis, camisa em tecido feito com PET reciclado, um formulário e lápis. Além disso, folhetos educativos serão distribuídos para chamar atenção da população para a importância da limpeza de praias, rios, lagos e lagoas.
Evento no Rio
A cooperativa Palmares será responsável pelo recolhimento dos resíduos e pela contabilização do resultado da coleta na capital carioca.
Aberta ao público, a programação do dia, que contará com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da ONG Eccovida e das empresas Brasilpet e Verônica S. Castro Treinamento e Eventos Ambientais, traz novidades nesta edição. Entre as atrações, está a apresentação do Chegando de Surpresa, grupo de garis da Comlurb, que cantará músicas ambientais ao som do batuque de seus instrumentos de trabalho. Outros destaques serão a exposição sobre todas as etapas da reciclagem do PET e dos produtos
provenientes desse processo, e a mostra de esculturas feitas de PET, criadas pela artista plástica Cristina Silva.
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias tem crescido na mesma proporção que a sociedade discute as questões ligadas ao lixo urbano e as soluções para destinação do lixo e da reciclagem de latas, vidros, papéis e plásticos. Com forte conteúdo educacional, o evento atinge diretamente o frequentador da praia e de outros balneários, além dos moradores dessas regiões, mostrando a importância de mantê-los limpos e o valor da atitude individual neste sentido?, afirma José Mauro de Moraes, diretor de Meio
Ambiente da Coca-Cola Brasil.
Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Coordenado mundialmente desde 1986 pela ONG americana The Ocean Conservancy, é um dos mais bem sucedidos eventos voluntários do mundo, realizado em conjunto com universidades, escolas, associações de moradores, organizações não-governamentais (ONGs), empresas, governos e entidades voluntárias. Em 2009, 16 mil voluntários
recolheram 74 toneladas de lixo em todo o Brasil e, em todo o mundo, aproximadamente 3 mil toneladas de resíduos foram recolhidas por 400 mil voluntários de 100 países.
No Brasil, o apoio da Coca-Cola Brasil acontece desde 1994 e faz parte das iniciativas do programa de reciclagem "Reciclou Ganhou", do Instituto Coca-Cola Brasil, responsável pela integração dos vários projetos de reciclagem do Sistema Coca-Cola Brasil em todo o país. A participação da empresa já colaborou, por exemplo, para que a iniciativa chegasse a praias da bacia hidrográfica do Rio Amazonas, a maior do mundo.
Este ano, a Coca-Cola Brasil e seus fabricantes participarão do evento até outubro em mais de 50 cidades nos seguintes estados: Acre, Amapá, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Amazonas, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe e Tocantins.
A lista completa dos locais com participação de funcionários da Coca-Cola Brasil e de seus fabricantes ou de ONGs apoiadas encontra-se no site www.institutococacolabrasil.com.br.
Sistema Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, além do Sistema de Alimentos e
Bebidas do Brasil (SABB), emprega diretamente mais de 44 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 400 mil empregos.
Os investimentos do Sistema no Brasil somaram R$ 6 bilhões nos últimos cinco anos e, em 2010, serão investidos mais R$ 2 bilhões. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo. São 1,98 litros de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090