Pelo sétimo ano consecutivo, a Alcoa Alumínio S.A. publica seu Relatório de Sustentabilidade, que traz informações sobre a atuação da Empresa durante 2009, inclusive os indicadores quantitativos e, em algumas oportunidades, traz também dados sobre o primeiro semestre de 2010. Todo o conteúdo está disponível no site da Alcoa no Brasil - www.alcoa.com.br
O Relatório abrange as atividades diretamente controladas pela Alcoa no Brasil em 2009: unidades de Itapissuma- PE, Juruti-PA, Poços de Caldas-MG, Sorocaba-SP, Tubarão-SC e Utinga-SP, Consórcio Alumar, em São Luis-MA, além das atividades administrativas realizadas no escritório central, na capital paulista e nos escritórios de Brasília-DF e Belém-PA.
"Nos seus 122 anos de história e particularmente nos seus 45 anos de vivência no Brasil, a Alcoa nunca enfrentou tantos desafios como em 2009. Nem mesmo as adversidades impediram a Companhia de prosseguir seu caminho de crescimento sustentável, atingindo marcos importantes nas questões de responsabilidade ambiental, justiça social e sucesso econômico. Parte dessas conquistas foi reportada neste Relatório, possibilitando a todos conhecer melhor nossas ações e compromissos", diz Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe.
As usinas hidrelétricas de que a Alcoa é acionista não são consideradas para mensuração de indicadores, já que elas têm dinâmica própria de divulgação de dados socioambientais. No entanto a atuação da Alcoa junto a esses empreendimentos na área de sustentabilidade também é relatada no documento.
O Relatório foi estruturado com base nos sete temas estratégicos de sustentabilidade e dois temas transversais (7+2) adotados pela Alcoa e aborda ainda questões identificadas junto às partes interessadas (stakeholders) da Companhia, como funcionários, clientes e fornecedores da Alcoa no Brasil, além de integrantes do setor governamental, jornalistas e ONGs.
Identificados em 2006 por meio da metodologia da GLN-Global Leadership Network, os 6+2 temas - que neste ano evoluíram para 7+2 - refletem as questões de sustentabilidade mais relevantes que precisam ser incluídas nas estratégias e ações da Alcoa no Brasil, além de estarem alinhados estrategicamente com as diretrizes da Alcoa Inc..
Estratégicos:
. Desenvolvimento Local e Regional
. Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
. Estratégia das Relações de Trabalho
. Acesso e Uso Eficiente de Energia
. Conservação dos Recursos Naturais e da
Biodiversidade
. Gestão Ambiental de Resíduos, Efluentes e Emissões
. Cadeia de Valor
Transversais:
. Transparência e Responsabilidade
. Diálogo com as Partes Interessadas
Pela primeira vez a publicação traz dados socioambientais auditados pela PriceWaterhouseCoopers. "Estamos empenhados ainda em deixar nossa estratégia de Sustentabilidade mais clara. Temos trabalhado de maneira intensa para alinhar internamente os Valores ligados ao meio ambiente e à responsabilidade social e para aprofundar o diálogo com nossos stakeholders. Ao prestar contas à sociedade mais uma vez a Alcoa reafirma seu compromisso pela transparência e desenvolvimento sustentável", finaliza Franklin L. Feder.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090