Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Sustentabilidade

BASF e Dow recebem prêmio desafio em química verde

29/06/2010

A Dow Chemical Company e a BASF recebem o Presidencial Green Chemistry Award 2010 ( Prêmio Desafio em Química Verde) durante cerimônia realizada no Ronald Reagan Center, em Washignton DC. As empresas foram homenageadas pelo desenvolvimento conjunto de peróxido de hidrogênio para óxido de propileno (HP-PO), tecnologia que melhora imensamente o processo de produção de uma substância química intermediária chave, o óxido de propileno. O óxido de propileno, a partir do processo HPPO, pode ser utilizado em um variedade de aplicações, desde o isolamento em residências, eletrodomésticos, automóveis e móveis até aeronaves, tintas, fluídos de freio e produtos farmacêuticos.

Anualmente, o prêmio é apresentado em nome da Casa Branca pela Agência de Proteção Ambiental Americana (EPA) desde 1996. Ele reconhece tecnologias inovadoras que transferem princípios de sustentabilidade do laboratório de pesquisa para o mundo real possibilitando rotas ambientalmente responsável e economicamente viáveis para a química comercial. É o sétimo prêmio Presidential Green Chemistry recebido pela Dow e o quarto pela BASF.

"O reconhecimento da EPA é um testemunho do poder de inovação e de colaboração que se uniram neste projeto", disse Guillermo Novo, vice-presidente da Dow para Poliuretanos. "Isso vai exigir tecnologias inovadoras e parcerias como esta entre empresas, governos, ONGs e comunidades, para assegurar o nosso futuro sustentável."

"Estamos orgulhosos de ter um exemplo tão notável de pesquisa e desenvolvimento conjuntos", disse Jacques Delmoitiez, presidente da divisão de Poliuretanos da BASF. "Esta tecnologia combina o sucesso econômico com melhor desempenho ambiental e estabeleceu padrões para projetos futuros".

A inovação Dow-BASF oferece distintas vantagens econômicas e ambientais, quando comparadas a tecnologias de processo do óxido de propileno convencional (PO).
Um estudo conjunto conduzido pelas duas empresas em 2007, utilizando a ferramenta de Análise de Ecoeficiência da BASF revelou que o novo processo HPPO reduz águas residuais de 70 para 80% e uso de energia para aproximada-mente 35%, em comparação com a tecnologia PO existente. A tecnologia HPPO é também mais amigável ao ambiente, porque não são produzidos subprodutos, além da água.

Além disso, as unidades produtivas PO utilizando a nova tecnologia HPPO requerem um capital de até 25% menor para sua construção em comparação com tecnologias convencionais, pois têm infraestrutura reduzida, um menor
espaço físico e integração de matérias-primas mais simplificada. As duas empresas iniciaram com sucesso a primeira fábrica em escala comercial HPPO em 2008 nas instalações da BASF na Antuérpia, Bélgica. O Grupo SCG-Dow está construindo uma segunda unidade com base nessa tecnologia, que está programada para iniciar a produção em Map Ta Phut, Tailândia, em 2011.


Sobre a Dow

Outras informações sobre a Dow estão disponíveis na Internet em www.dow.com


Sobre a BASF

Informações adicionais sobre a BASF estão disponíveis em www.basf.com. Para informações so-bre desenvolvimento sustentável na BASF, acesse www.basf.com/sustainability

1037

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */