Aconteceu na última quinta-feira (24), em Brasília, o Seminário Construções Sustentáveis, no Anexo II da Câmara dos Deputados. O encontro levantou o debate sobre temas relacionados ao meio ambiente e a adoção de soluções para projetos em arquitetura e urbanismo para a redução de custos e impactos na natureza. O foco dos debates é a responsabilidade de instituições financeiras e de desenvolvimento oficiais em relação ao financiamento de construções sustentáveis no Brasil.
Um dos pontos altos do evento foi a participação do presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, que falou sobre a participação da instituição financeira no setor. Segundo ele, o Banco tem procurado investir na construção sustentável, apesar de pouco representativa para a instituição, que olha com interesse para a movimentação do setor em relação ao PIB.
"O nosso novo papel, que está sendo desenvolvido, diz respeito a soluções de financiamentos especiais para viabilizar a atuação de pequenas e médias empresas em empreendimentos habitacionais. Buscamos empresas com tecnologias sustentáveis e adequadas à habitação de baixa renda, para incentivar a construção sustentável e desenvolver a capacidade competitiva do setor", explicou Smith.
Para o deputado federal Paulo Teixeira, um dos idealizadores do Seminário, a importância das instituições financeiras no debate reside justamente nos critérios que elas definem para a concessão de crédito para as construções. Os requisitos, acredita ele, criarão novos padrões para o setor, como iluminação natural, reaproveitamento de água e uso de energias limpas.
A tarde iniciou com a apresentação do deputado Cassio Taniguchi sobre O Desenvolvimento Sustentável e a Cidade. Em seguida foi realizada apresentação do painel Políticas Públicas e Financiamento. O painel que fecha o encontro, o qual Roberto Smith também participará, vai abordar práticas da Incorporação dos Condicionantes Ambientais no Projeto Arquitetônico.
Estiveram presentes no evento representantes da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do ministério do Meio Ambiente, Conselho Brasileiro de Arquitetura Sustentável (CBCS), entre outros.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090