Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Sustentabilidade

Fiat, MAN, Fundação Volkswagen e Bosch levam prêmio ambiental

16/06/2010

Os trabalhos "Novo Uno - A busca do carro verde" (categoria Tecnologia Otto), de Sandro Soares e Saulo Handam, da Fiat Automóveis, "Aplicação da tecnologia duplo combustível para utilização de B100 em veículos pesados" (categoria Tecnologia Diesel), de Gian Marques, Renata Mendonça e Wolfram Kangler, da MAN Latin America, "Redução de emissões de CO²" (categoria Responsabilidade Ambiental), de autoria de Hervelly Ferreira, Daniel Moraes, Fábio Meggiato, Emerson Nascimento e Emil Kleinke, da Robert Bosch, "Costurando o futuro" (categoria Responsabilidade Social), de Conceição Mirandola e Claudia Frederico, da Fundação Volkswagen, "Óleo na pista" (categoria Imprensa), de autoria do jornalista Hairton Ponciano Voz, da revista Auto Esporte, e "A importância do ecodesign automotivo" (categoria Acadêmica), de Márcio Lazzari, da Proficiens Ecodesign, foram os vencedores do Prêmio AEA de Meio Ambiente 2010, em sua 4ª edição, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva.

Os prêmios foram entregues durante o 12º Jantar Anual de Meio Ambiente da AEA, no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo, que aconteceu na segunda-feira, 14 de junho, e recebeu cerca de 350 convidados. A 4ª edição do Prêmio AEA de Meio Ambiente recebeu a inscrição de 36 trabalhos, todos julgados por uma banca formada por representantes de órgãos governamentais, associações de classe, imprensa, universidades e a diretoria técnica da AEA.

As menções honrosas foram para "GNS-Flex: tornando possíveis os motores flex do futuro", de André Ferrarese, Gisela Ablas e Rafael Bruno, da Mahle Metal Leve (na categoria Tecnologia Otto); "Pacote anéis para redução de CO² em veículos leves a Diesel", de Davi da Silvia e André Ferrarese, também da Mahle Metal Leve (na categoria Tecnologia Diesel); e "Convivência com a realidade semiárida, promovendo o acesso a água, solidariedade e cidadania, de José Campos, José Rego e Aurilene de Holanda, do Centro de Educação Popular e Formação Social - CEPFS (categoria Responsabilidade Social).

Nas categorias Responsabilidade Ambiental, Imprensa e Acadêmica, as menções honrosas foram para três trabalhos por categoria. "Aumento da reciclagem com aplicação da logística reversa no sistema Daimler de produção", de Guilherme Heinz, Larissa Di Giorgio, Fábio Patara e Egydio Comazzetto, da Mercedes-Benz; "Como obter créditos de carbono através do uso de combustíveis renováveis em frotas cativas", de Gian Marques e Renata Mendonça, da MAN Latin America; e "Programa de redução do consumo de energia elétrica", de Daniel Ferreira, José Souza, Heber Braida e Ricardo Castellani, da Magneti Marelli, receberam menções honrosas na categoria Responsabilidade Ambiental.

Na categoria Imprensa, as menções honrosas foram para "Carro elétrico dá a volta por cima", de Guido Orgis, da Gazeta do Povo; "Reciclagem de veículos, de Alexandre Carvalho, da revista da Cesvi Brasil; e "Reinado dos motores a combustão", de Fernando Calmon, da coluna Alta Roda.

E, finalmente, na categoria Acadêmica, foram agraciados os trabalhos "FADIM K-4, veículo de alta eficiência energética", de Leone Fragassi, do Centro Ensino Superior de Mauá; "Um estudo no impacto ambiental no desenvolvimento de produtos automotivos", de Danilo Hideo Sato, da Escola Politécnica da USP; e "A gestão de conteúdos narrativos ficcionistas: a produção do episódio piloto da série interativa AT", de Edvaldo Olécio de Souza e Maria Gobbi, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP.

Na avaliação do coordenador da comissão organizadora do 4º Prêmio AEA de Meio Ambiente, Alfredo Castelli, "a cada ano constatamos que a qualidade dos trabalhos inscritos é mais expressiva. Nesta edição do prêmio, as pontuações ficaram muito próximas. Por isso, todos os 36 trabalhos concorrentes são vencedores e deram uma contribuição inestimável ao meio ambiente".

1600

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */