Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Sustentabilidade

Whirlpool Latin America debate o uso racional da água para combater a crise hídrica

23/12/2014

Como geradora de tendências, a Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, atua de forma responsável e sustentável nas localidades onde está presente em linha com o seu compromisso com aspectos econômicos, sociais e ambientais. A gestão de resíduos, clima, água e energia e a oferta de produtos sustentáveis estão entre suas prioridades.

Especificamente no âmbito da gestão da água, a Whirlpool mantém medidas efetivas de redução do consumo em seu processo produtivo, desenvolve também projetos de conscientização de colaboradores e da sociedade e investe para criar produtos sustentáveis.

“Conscientes de estarmos lidando com um recurso naturalmente escasso, nossa atuação é ainda mais relevante face à maior crise de abastecimento de água no Brasil, com adoção de medidas tais como captação da água da chuva, reuso e uso racional, além da criação de produtos com potencial de redução efetiva de consumo”, explica Armando E. do Valle Jr, vice-presidente de Manufaturas, Relações Institucionais,  Sustentabilidade e BU Manaus da empresa.

 

Redução de consumo nas fábricas

Em 10 anos, a Whirlpool no Brasil reduziu o consumo para a fabricação de produtos em 60%, mantendo, ou ficando abaixo da meta, por produto produzido. Em 2012, a empresa já economizou 8,5 mil m3, sendo que 26% da água utilizada nas fábricas foi de forma sustentável a partir de projetos de captação da chuva, construção de cisternas, tratamento de efluentes e reuso.  O volume captado é reutilizado em banheiros e sistemas de resfriamentos, por exemplo.

Em Rio Claro, foi criada em 2012 uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) que abastece o Centro de Tecnologia de Lavanderia (CTL), onde se utiliza água para testar e desenvolver lavadoras de roupa e lava-louças. Com a estação, a empresa passou a reutilizar 100% da água que abastece o CTL, economizando 39 milhões de litros de água na unidade. O projeto foi apontado entre os quatro principais de preservação de água do estado de São Paulo, pelo 8º Prêmio Fiesp de Conservação e Reuso de Água. Na unidade, estima-se uma economia de água de 184 mil m3 ao ano, com uma média de 15 mil m3 ao mês. No ano passado, a redução foi de 156,5 mil m3.

A nova linha de lavanderia da Unidade, inaugurada em 12 de novembro de 2014, também completa o ciclo de processos do uso racional do recurso hídrico. O Sistema de Reúso de Água nos testes finais deverá gerar uma economia de 43 milhões de água por ano, já o Sistema de Reúso de Água no Laboratório de Auditoria de Produtos deverá atingir a faixa anual de 23,4 milhões de litros de água.

Também em Rio Claro, onde são produzidas as linhas de fogão, a Whirlpool implementou há cerca de um ano um novo processo de pintura das peças. O sistema de pintura à seco é mais sustentável, eliminando a etapa de pré-tratamento das peças e o descarte de resíduos na estação de tratamento de efluentes. Com a eliminação da água no processo, há uma economia de cerca de 65 milhões de litros ao ano.

Na unidade de Manaus, desde 2012, a unidade conta com sistema de captação de água da chuva que é reutilizada na refrigeração da fábrica, descargas de banheiros e testes de vazamento de contêiner. Como resultado, foi reduzido o uso de água do lençol freático. De janeiro a setembro de 2014, foram utilizados 774 mil litros de água da chuva, o que corresponde a 39 caminhões-pipa (de 20 mil litros) ou o suficiente para abastecer a demanda de consumo de 5.900 pessoas em um dia.

Na unidade de Joinville, o projeto de reuso de efluentes foi selecionado, em 2012, entre os três melhores do país pela Agência Nacional de Águas. Tanto a reutilização de efluentes quanto a água proveniente de cisternas que acumulam água da chuva são significativas para ampliar os indicadores positivos de uso racional da água. Outro indicador relevante é o que mostra a redução de água por produto produzido. De 2002 até o momento, houve uma redução de 70% para cada unidade produzida em Joinville, que é uma das maiores fábricas de refrigeradores do mundo.

 

Conscientização: Disputa de casas

A Whirlpool desenvolveu em parceria com a Sabesp, companhia de abastecimento de águas do estado de São Paulo, uma cartilha com dicas de uso de consumo consciente. Além disso, implementa ações periódicas de comunicação para levar a mensagem do uso racional da água para funcionários e familiares visando uma mudança comportamental, na empresa e em suas casas. Neste contexto, centraliza os esforços em datas como o Dia da Água, Dia Mundial do Meio Ambiente e Semanas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Também em parceria com a SABESP e com a Reckitt Benckiser, a Whirlpool promoveu um desafio que mobilizou 90 residências em São Roque. Em dois meses, as famílias economizaram 780 mil litros de água – o equivalente a 80 caminhões-pipa, a partir da mudança de rotina de lavar a louça na máquina ao invés de lavar à mão.

Para a comunidade, por meio da parceria com a Companhia Catarinense de Água e Saneamento, a Whirlpool criou um desafio que incluiu 50 famílias em Florianópolis. Em apenas três meses, elas economizaram 414 mil litros de água – o equivalente a 42 caminhões-pipa, a partir de uma simples mudança de rotina: lavar a louça em um eletrodoméstico ao invés de lavar à mão. Nesta campanha, a água economizada é suficiente para suprir o consumo dos participantes por dois anos e meio.

 

Soluções sustentáveis ao consumidor

Com o investimento de 3% a 4% do faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento e inovação, a Whirlpool leva soluções sustentáveis ao consumidor por meio de produtos que agregam eficiência para o consumo de água e energia.

A lava-louças, fabricada na unidade de Manaus, é um exemplo, com uma lavagem que economiza até seis vezes mais água que a manual. São necessários cerca de 100 litros de água para lavar 140 peças de louça manualmente. Já na lava-louças, gasta-se apenas 15 litros. De acordo com pesquisa do Laboratório Falcão Bauer, em um ano, a economia de água é de 27 mil litros ao lavar a louça à máquina, o que equivale a 55 caixas d’água de 500 litros e pode economizar até 17% do consumo total de água da casa.

No caso das novas Lavadoras Consul Facilite, fabricadas na unidade de Rio Claro, além de calcular a quantidade de sabão e amaciante necessária para o volume de roupa a ser lavada, o que reduz o volume de efluentes, as novas lavadoras trazem o atributo ecoeficiente que permite reutilizar a água que sobra ao final do ciclo de lavagem.

 

Sobre a Whirlpool Latin America

A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade.

Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão dos seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com mais de 15 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.

1243

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */