A Volkswagen do Brasil está promovendo o primeiro “Programa de Reconhecimento em Sustentabilidade das Concessionárias Volkswagen”, que reconhece projetos realizados por concessionárias da marca que mais contribuem com o desenvolvimento social, ambiental ou econômico. Os três projetos vencedores foram “Programa Belcar Sustentável”, da concessionária Belcar Veículos Ltda., de Goiânia (GO); “Redução de Embalagem de Óleo”, da concessionária Servopa S.A. Comércio e Indústria, de Curitiba (PR), e “Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS)”, da concessionária Toriba Veículos Ltda., de São Paulo (SP). A Rede Volkswagen conta com mais de 600 concessionárias em todo o País.
Os três projetos vencedores foram premiados durante a programação do “7º Pós-Vendas Experience”, um evento da Volkswagen do Brasil que envolveu, até ontem (14/10) um público total de 1.500 profissionais de concessionárias da Rede Volkswagen de todo o País, incluindo titulares, diretores, gerentes de peças e de serviços, além de executivos e equipes da área de Pós-Vendas da Volkswagen do Brasil. Nesse evento, a empresa comunica suas mensagens estratégicas aos parceiros de negócios.
Os vencedores do “Programa de Reconhecimento em Sustentabilidade das Concessionárias Volkswagen” foram selecionados por profissionais de diversas áreas da empresa (Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa, Assuntos Governamentais, Assuntos Jurídicos, Autovisão, Desenvolvimento da Rede, GRC (Governança, Risco e Compliance), Finanças, Fundação Volkswagen, Planejamento de Fábrica e Planejamento da Rede), além da Assobrav (Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen).
“Lançamos o programa para engajar a Rede de Concessionárias Volkswagen na prática da sustentabilidade. Nossa meta é difundir as ações já realizadas pelas concessionárias e incentivar as demais a aplicarem a sustentabilidade em seu dia a dia. Esse também é nosso papel”, afirmou o gerente executivo de Operações Serviços Pós-Vendas da Volkswagen do Brasil, Ricardo Casagrande. O programa pretende levar à Rede Volkswagen o compromisso que a empresa tem com a sustentabilidade.
“A sustentabilidade está no DNA da Volkswagen do Brasil, tanto que um dos objetivos de seu Mapa Estratégico é ‘Fortalecer Sustentabilidade como Princípio de Gestão’. Dessa forma, a marca investe em produtos e processos produtivos cada vez mais eficientes e sustentáveis, além de desenvolver e apoiar iniciativas em benefício de seus colaboradores e da comunidade de maneira geral. Por meio do novo ‘Programa de Reconhecimento em Sustentabilidade das Concessionárias Volkswagen’, a empresa também incentiva sua Rede a pensar e agir de forma sustentável”, afirmou o diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e responsável pelo tema Sustentabilidade na empresa, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.
Conheça os projetos premiados
“Programa Belcar Sustentável”
O “Programa Belcar Sustentável” é realizado pela Belcar Veículos Ltda., de Goiânia (GO). Por meio do projeto, a concessionária realiza e divulga suas práticas de sustentabilidade. Em treinamentos ministrados por um engenheiro ambiental contratado, os colaboradores da empresa são orientados a manusear corretamente os resíduos gerados na concessionária. O programa, no entanto, tem diversos públicos-alvo: os próprios funcionários, a empresa e a sociedade.
Entre as ações realizadas estão aquisição de local (galpão) específico para armazenamento temporário e segregação correta dos resíduos perigosos e dos contaminados, até sua destinação, seja ela a venda ou incineração, dependendo do tipo de resíduo. Foram instaladas lixeiras padronizadas pela empresa para recolhimento de materiais recicláveis: papel, plástico, vidro, metal e orgânico.
O óleo usado também é depositado em carrinhos de coleta e transferido para um tanque onde fica armazenado até ser recolhido por uma empresa credenciada. As baterias, pneus inservíveis, lâmpadas, EPIs contaminados, papéis contaminados, embalagens vazias contaminadas de lubrificantes e fluido hidráulicos; filtro de ar, de combustível, de óleo e de plano aspirante; vidros e aparas de madeiras contaminadas são recolhidos e destinados adequadamente.
As sucatas de peças de manutenção são armazenadas na área de resíduos coberta e destinadas para reciclagem. A empresa conta também com um sistema de recarga do lençol freático, por meio de mecanismos de engenharia que garantem maior índice de infiltração no solo, retardando o volume de escoamento superficial que poderia alagar vias públicas.
As oficinas e postos de lavagem possuem estrutura adequada para destinar toda água proveniente da lavagem dos pisos e veículos para caixas separadoras de água e óleo, garantindo assim, o lançamento de água tratada para a rede coletora. A limpeza destas caixas é feita por uma empresa especializada. A concessionária utiliza produtos biodegradáveis na limpeza do espaço e dos veículos, entre outras iniciativas.
“Redução de Embalagem de Óleo”
O projeto “Redução de Embalagem de Óleo” é promovido pela concessionária Servopa S.A. Comércio e Indústria, de Curitiba (PR). A concessionária implantou um sistema de distribuição de óleo lubrificante por via aérea, que permitiu controlar a utilização deste insumo com mais precisão e reduzir significativamente o uso de embalagens plásticas.
Foi instalado na concessionária um reservatório de 10.000 litros para armazenar o óleo lubrificante e um ponto de acesso em cada box dos mecânicos. Quando o veículo entra para receber o serviço, o sistema libera automaticamente a quantidade exata de óleo a ser utilizada. Basta o mecânico digitar o número da ordem de serviço no dispositivo instalado em seu box e a quantidade é liberada, de acordo com o veículo em trabalho, eliminando as sobras e os recipientes plásticos. Todo óleo retirado do veículo é armazenado em outro recipiente e coletado por uma empresa credenciada para destinar adequadamente o resíduo.
“Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS)”
O projeto premiado “Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS)” é da Toriba Veículos Ltda., de São Paulo (SP). A concessionária contratou uma empresa especializada em gestão ambiental para desenvolver o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS), que teve a primeira versão em 2009, com objetivo de estabelecer formas adequadas de segregação, acondicionamento, disposição, coleta, transporte, tratamento e destino final, visando a minimização da geração de resíduos no âmbito dos 3Rs: Redução, Reutilização e Reciclagem.
Dessa forma, foram contratadas empresas para coleta, transporte e destinação final. Para a destinação dos resíduos “classe I”, por exemplo, foram adquiridos equipamentos específicos, tais como tambores, big bags, bombonas identificadas por tipo de resíduo, como papel, papelão, estopa, plásticos, EPIs contaminados com derivados de petróleo, graxa, solvente, fluido de arrefecimento. Também foram estabelecidos os procedimentos para armazenagem e destinação de lâmpadas queimadas, pneus, baterias, resíduos de metal (sucata), embalagens de óleo lubrificante e óleo lubrificante usado. Águas residuais provenientes de lavagem de veículos são destinadas a uma caixa separadora. Um sistema de coleta de águas pluviais direciona água para um sistema de reúso. Essa água é tratada e reutilizada na lavagem de veículos.
2128 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090