O Relatório de Sustentabilidade 2013 da Rede Gazeta, maior empresa de comunicação do Espírito Santo, já está no ar no portal Gazeta Online (www.gazetaonline.com.br/sustentabilidade). O documento relata o desempenho econômico, ambiental e social da empresa e reúne muito mais do que números. Pela primeira vez, abre para o diálogo direto com a sociedade e dá voz aos questionamentos dos vários públicos com os quais a empresa se relaciona. Funcionários, anunciantes, fornecedores, ouvintes, leitores e telespectadores participaram de um encontro presencial na empresa para formular perguntas que gostariam de ver respondidas no relatório anual. O “Diálogos Rede Gazeta” aconteceu em março deste ano e gerou 46 perguntas sobre a Rede Gazeta. Todas estão respondidas no relatório.
Qual é a política da empresa e relação às notícias de violência e suicídio? Quais são os projetos sociais desenvolvidos pela Rede Gazeta em suas filiais? Essas e outras fazem parte da lista respondida pelos diretores da Rede Gazeta. “A participação da sociedade na elaboração do relatório reflete a política de aproximação da empresa a seu público colaborador e nos permite priorizar o que é mais importante a se relatar”, diz Luciane Ventura, gerente de Relações Institucionais da empresa e coordenadora do trabalho. Sem contar que a colaboração do público já faz parte da rotina de apuração de todos os conteúdos produzidos pelos veículos de comunicação da empresa: a TV Gazeta, as rádios, os portais e os jornais impressos possuem canais de interação contínua com a população.
Entre as ações adotadas em busca de um crescimento sustentável, o diretor-geral da Rede Gazeta, Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Neto, o Café, destaca a força da cultura digital nos processos de produção. “Para os nossos telespectadores da Região Metropolitana da Grande Vitória e do Sul do Estado, também foram adotadas melhorias na transmissão de som e imagens pela TV Gazeta, que passou a exibir programas em alta definição”, cita o diretor-geral. Outro marco foi a implementação dos tinteiros digitais na impressão dos jornais, sendo o primeiro parque gráfico do país a adotar o sistema que melhorou significativamente as cores dos jornais.
A Rede Gazeta produz o relatório anual consecutivamente desde 2007 e é uma das poucas empresas de mídia do país a apresentá-lo nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). “O GRI é um modelo internacional que visa padronizar o tipo de informação do relatório para facilitar a sua análise. O nosso objetivo é aumentar a transparência na relação da Rede Gazeta com os seus públicos e reforçar o compromisso da empresa com a sociedade e com o crescimento do Estado”, afirma Leticia Lindenberg, diretora de Desenvolvimento Institucional.
O documento é apresentado em formato digital e o leitor pode acessar o conteúdo completo em PDF ou em reportagens isoladas num site especial do Gazeta Online – www.gazetaonline.com.br/sustentabilidade. Nele, a Rede Gazeta apresenta as principais ações desenvolvidas em 2013, abordando o desempenho das 21 empresas do grupo, no período de janeiro a dezembro do ano passado.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090