A divisão Distributed Power da GE fechou contrato com a Estre Ambiental, um dos maiores operadores de aterros sanitários da América Latina, localizado em Guatapará, na região de Ribeirão Preto (SP), para o fornecimento de motores Jenbacher movidos a biogás de aterro. Ao todo, 4.2MW de energia limpa e renovável serão gerados por três motores J420, de 1.4MW cada, que abastecerão aproximadamente 13 mil residências. O aterro tem potencial de expansão de até 10MW para os próximos cinco anos.
Os motores são alimentados por biogás, compostos por metano, dióxido de carbono e nitrogênio, provenientes da decomposição de resíduos sólidos no aterro sanitário. O gás metano tem um fator de aquecimento global que é 21 vezes maior do que o dióxido de carbono, principal responsável por afetar a mudança climática no mundo. Os gases seriam dispersados na atmosfera como gás de efeito estufa, mas, desta forma, são transformados em um importante combustível renovável.
“As soluções da GE possibilitarão o aproveitamento do biogás para a geração de energia renovável. A parceria sustenta o comprometimento das empresas com o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil para o aumento de fontes de energia limpas e alternativas”, disse Alexandre Alvim, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Perdas de Energia da Estre Ambiental.
O projeto está de acordo com as iniciativas do governo brasileiro para expandir a produção de eletricidade por fontes renováveis e diminuir as emissões de gases estufa entre 36.1% e 38.9% até 2020, o que reduzirá o equivalente a 70 mil tonalidades das emissões de dióxido de carbono na atmosfera.
“O portfólio da GE foi projetado para utilizar fontes alternativas de combustível, como o gás de aterro e com alta eficiência elétrica. O motor Jenbacher é fácil de instalar, realocar, além de confiável e flexível para atender diferentes necessidades econômicas e ambientais de nossos clientes”, afirma Juan Galan, Diretor Geral de Distributed Power no Brasil.
Os motores Jenbacher da GE são parte da linha de produtos Ecomagination que, além de ajudar os clientes a aumentar a eficiência operacional de seus processos, permitem uma melhoria significativa de seu impacto ambiental.
Em fevereiro, a GE lançou globalmente a unidade de negócios Distributed Power que concentra soluções em geração de energia distribuída, com equipamentos que atendem de 100KW a 100MW. As soluções abrangem três linhas de produtos – turbinas aeroderivadas e os motores a gás Jenbacher e Waukesha – e são flexíveis porque permitem operar com diversos combustíveis, como: diesel, biogás, gás de aterro ou etanol, o que contribui para os clientes melhorarem sua eficiência enquanto diminuem custos.
A demanda por energia no ponto de uso está em pleno crescimento, principalmente em áreas de difícil acesso às redes de distribuição e em indústrias que necessitam do fornecimento de energia firme.
A GE é líder em equipamentos de energia distribuída, motores e serviços focados em geração. Com sede em Cincinnati, Ohio, a Distributed Power da GE conta com 5 mil colaboradores ao redor do mundo.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090