Resultado de mesa-redonda com diretores de comunicação de grandes grupos, organizada pela Aberje e pelo Jornal Valor Econômico em outubro de 2013, revela que, em pouco mais de uma década, a comunicação das empresas passou por uma profunda transformação. O papel dos profissionais, antes restrito ao de porta-vozes, evoluiu para o de participantes ativos do planejamento e da estratégia dos negócios. Já não são mais acionados só quando a empresa enfrenta algum problema. Sua atuação passa a abranger várias atribuições. É o que se vê em matéria publicada na revista Valor Setorial sobre Comunicação Corporativa, produzida em parceria da Aberje com o jornal Valor Econômico pelo sexto ano consecutivo. A publicação bilíngue (inglês e português) agrupa em 92 páginas e foi encartada no final de novembro para assinantes.
A modificação acompanha a transformação do ambiente de negócios, cada vez mais global, e a expansão de mídias sociais. Com isso, cabe agora ao comunicador influenciar a própria conduta da empresa, como uma espécie de guardião da marca. Assim inicia o texto assinado pela jornalista Gleise de Castro, que informa sobre a base das discussões: dados da pesquisa Perfil do Profissional de Comunicação no Brasil 2013 da Aberje e da etapa Brasil da pesquisa Cross-Cultural Study of Leadership in Public Relations and Communication Management, da Alabama University e do Plank Center Institute, dos Estados Unidos.
Participaram Claudia D'Amato, Gerente de Comunicação Corporativa da Anglo American; Paulo Pereira, Diretor de Comunicação da Bayer; Sandro Rego, Gerente de Comunicação de O Boticário; Rosana Dias, Diretora de Comunicação Externa da Embraer; Marco Antônio Lage, Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler America Latina; Yara Baxter, Diretora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Novartis Brasil; Mônica Ferreira, Gerente de Relacionamento com a Imprensa e Mídias Digitais da Vale; André Senador, Diretor de Assuntos Corporativos e Relação com a Imprensa da Volkswagen; e Luiz Carlos Dutra, Diretor Corporativo de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Grupo Votorantim. O debate foi moderado por Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Acesse a versão digital aqui. Todas as edições anteriores podem ser consultadas no site da Aberje, seguindo este link.
2733 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090