A qualidade dos meios de comunicação interna nas organizações alcançou um patamar de excelência nos últimos anos. Mas nem todos os profissionais da área deram-se conta de que existe uma nuance: entre fazer um produto de qualidade e garantir a retenção das mensagens, há um longo caminho. Um dos problemas que levam a este diagnóstico é a falta de foco, conforme mostrou um levantamento realizado pelo Instituto Aberje de Pesquisa/DatAberje, conduzido pela relações públicas e pesquisadora Suzel Figueiredo com exclusividade para o jornal Valor Econômico. O trabalho foi desenvolvido em agosto de 2009 com cerca de 300 companhias selecionadas aleatoriamente entre empresas do ranking do Valor 1000. A matéria, integrante da revista Valor Setorial sobre “Comunicação Corporativa”, foi assinada por Roberta Lippi.
Quando perguntados sobre o foco do conteúdo de comunicação interna, os entrevistados deram respostas bastante dispersas. Apenas 31% disseram que são os temas estratégicos, enquanto 34,7% afirmaram que o principal conteúdo são os temas do cotidiano da empresa, e 14,3% declararam que os assuntos de recursos humanos são os que recebem maior atenção. Segundo o estudo, 90% dos entrevistados afirmaram que a área tem a confiança do presidente e dos diretores e é valorizada não apenas nos momentos de crise. Entretanto, em apenas 40,7% das empresas está presente no conselho executivo, e há uma diferença significativa entre companhias nacionais (35%) e estrangeiras (56,3%) neste quesito. Outro dado interessante é que 70% percebem proximidade no relacionamento do presidente com os funcionários e reconhecem programas de valorização das pessoas nas empresas em que trabalham.
Entre os dados estatísticos obtidos, várias opiniões e experiências de profissionais da comunicação são mostradas. Dão depoimento a diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da AES Brasil Márcia Magno, o diretor de Assuntos Corporativos da TAM Marcelo Mendonça, a diretora de Comunicação da Basf Gislaine Rossetti.
Para conferir a versão digital da revista, clique aqui - http://www.revistavalor.com.br/home.aspx?pub=27&edicao=2. A publicação bilíngue tem 100 páginas e é resultado da Unidade de Projetos Editoriais do Valor Econômico. Veja na editoria “Revista Valor Econômico” deste portal as matérias anteriores sobre outras abordagens desta edição.
3952 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090