A Bombril lança nesta quarta-feira, dia 30 de março, o Instituto Roberto Sampaio Ferreira (IRSF), organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que irá atuar como braço para ações de sustentabilidade e responsabilidade social da empresa.
O IRSF, cujo nome é uma homenagem ao fundador da Bombril, que faleceu em 1981, tem como diretriz principal o fortalecimento do protagonismo feminino e está baseado em três pilares: cidadania (promoção de ações de resgate e incentivo ao protagonismo feminino, à participação social, à conquista de direitos e ao diálogo entre as diferentes esferas da sociedade), sustentabilidade (promoção e prática do desenvolvimento sustentável em ações da Bombril) e memória (valorização da história da Bombril e da evolução das mulheres como elemento indispensável para a compreensão do presente e a projeção do futuro).
“O Instituto é o resultado de dois anos de intenso trabalho. A filosofia central do IRSF é a crença na ética, nos valores femininos de solidariedade, cooperação e não-violência, no uso responsável e sustentável dos recursos naturais e na convergência entre o público e o privado. Ao promover valores femininos estamos em busca de uma sociedade mais justa e equilibrada”, declara Alice Sampaio Ferreira, Presidente do Conselho Deliberativo do IRSF e idealizadora do Instituto.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Unidade de Responsabilidade Social Corporativa da agência REPENSE, que é liderada por Margareth Goldenberg em conjunto com o consultor associado Leonardo Brant, especialistas renomados no setor.
Segundo Ricardo Sampaio, diretor de comunicação do IRSF, a criação do Instituto Roberto Sampaio Ferreira reflete o compromisso estratégico da Bombril com a responsabilidade social e sustentabilidade. “A Bombril sempre esteve compromissada com a ética e a qualidade de vida da sociedade como um todo. Nesse sentido, investe no desenvolvimento de produtos com menor impacto ambiental, na garantia de qualidade junto aos consumidores e em ações sociais e culturais planejadas por todo o Brasil”, conclui.
Casa Bombril
A Casa Bombril é o primeiro projeto do IRSF e a melhor tradução de sua proposta para a sociedade brasileira. O espaço inédito parte de uma plataforma inovadora que combina investimento social privado com brand experience. Localizada na Av. Francisco Morato, 525, Butantã, a Casa Bombril é uma unidade educacional e centro de debates em prol do fortalecimento do protagonismo feminino. O espaço terá uso múltiplo graças à utilização flexível dos ambientes desenhados por renomados arquitetos que desenvolveram um projeto com visual moderno que remete a cenários de produção cinematográfica.
O projeto está dividido em três dimensões. No espaço educacional, serão desenvolvidos cursos diferenciados de aperfeiçoamento profissional em serviços domésticos (lavanderia, culinária, organização de ambientes, limpeza e conservação) formatados e que serão operacionalizados pelo SENAC, referência nacional em educação profissionalizante. O objetivo é proporcionar, de forma gratuita, às “secretárias do lar” mais segurança, eficiência, diferenciação, além de possibilidade de ingresso e permanência no mercado de trabalho bem como aumento da renda.
“Ao promover a capacitação, o intuito da Casa Bombril é o desenvolvimento profissional e pessoal das mulheres participantes, valorizando e agregando conhecimento a uma categoria tão desvalorizada no nosso país. Para isso, além dos módulos práticos, desenvolveremos o módulo de competências básicas que estimulará o autoconhecimento, planos de desenvolvimento profissional e pessoal, incentivo a leitura e escrita e princípios de eco eficiência”, explica Luciana de Freitas Rego, Especialista em Projetos Sociais e Sustentabilidade do Instituto Roberto Sampaio Ferreira.
A Casa Bombril também abrigará um Espaço Memória, que consistirá em um espaço de resgate da história, dos produtos e da publicidade Bombril, e a divisão de Conteúdo, onde serão produzidos programas educativos para a TV, para o portal da Bombril e outros canais de divulgação.
“A Casa Bombril é uma iniciativa inovadora no contexto de investimento social privado brasileiro. Ela consegue integrar uma contribuição social diferenciada e de comprometimento de longo prazo da Bombril com a comunidade, em especial às mulheres, com um espaço de experiência de marca. Um projeto social que difunde uma causa e expressa as crenças, valores e DNA da empresa. A REPENSE auxiliou desde o planejamento até a execução deste projeto e estamos certos de nossa contribuição para que a Bombril se torne uma empresa atuante no processo de transformação social do país”, diz Margareth Goldenberg.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090