A Caixa Econômica Federal assinará, até o dia 1º de dezembro, 74 acordos de subvenção com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e entidades selecionadas por edital público. A ação faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre CAIXA e PUND, que viabilizará o repasse de R$ 2,25 milhões a projetos voltados para comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental. O Instituto Carla Ribeiro e a Cooperativa Reciclo, de Brasília (DF), serão as primeiras beneficiadas pelo projeto que visa à redução das desigualdades sociais em todas as regiões brasileiras, o desenvolvimento territorial sustentável e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
A seleção agrega ao Programa CAIXA ODM uma modelagem de investimento social privado, que consiste na aplicação de recursos de forma planejada e orientada. O investimento é acompanhado por meio de indicadores, buscando-se medir o impacto das ações na transformação da vida da comunidade. O desenvolvimento dos projetos contará com o apoio institucional e técnico da CAIXA e o acompanhamento será feito por meio das 79 superintendências regionais do banco.
Os dois primeiros acordos de subvenção serão assinados hoje (24), em Brasília (DF), com o Instituto Carla Ribeiro, cujo projeto tem o objetivo de capacitar 250 crianças e adolescentes em educação ambiental, e a Cooperativa Reciclo, projeto de artesanato voltado ao desenvolvimento, geração de renda e melhoria de vida de catadores de materiais recicláveis. O evento, com início às 16h, será realizado na presidência da CAIXA (Edifício Matriz I, no Setor Bancário Sul) e contará com a presença de representantes da empresa, PNUD e entidades selecionadas.
Objetivos do Milênio - A CAIXA, o PNUD e a Agência Brasileira de Cooperação, ligada ao Ministério das Relações Exteriores, assinaram em novembro de 2009 um acordo de cooperação técnica. O contrato visa a fortalecer e a aprimorar as práticas do Programa CAIXA ODM, por meio da sistematização de metodologias de intervenção social, aprimorando as capacidades internas do banco na elaboração, análise, gerenciamento e avaliação de projetos de desenvolvimento humano, em especial aqueles voltados às comunidades vulneráveis no Brasil.
Esse acordo tripartite está inserido na política de responsabilidade social da CAIXA e contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, definidos durante a reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque, em 2000, na qual líderes de 191 nações oficializaram pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015.
Criado em 2006, o Programa CAIXA ODM faz parte da estratégia de relacionamento da instituição com as comunidades e pretende consolidar a atuação da CAIXA como agente financeiro promotor de desenvolvimento local de forma integrada com os objetivos negociais, pautado nos princípios que norteiam a responsabilidade social empresarial.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090