No próximo sábado (28), Dia Nacional do Voluntariado, a Fiat Automóveis dará início à segunda edição do Programa Árvore da Vida – Voluntariado, que tem como objetivo estimular o envolvimento dos colaboradores da Fiat com a comunidade do Jardim Teresópolis, promovendo a troca de conhecimentos. “Os funcionários Fiat têm expertises e conhecimentos que podem contribuir com o desenvolvimento da comunidade. Entendemos que é papel da empresa estimular essa troca e envolvimento, consolidando a identificação do profissional da Fiat em atuar como voluntário”, explica a coordenadora do programa, Luana Ferreira.
Neste ano, dez colaboradores da montadora vão ministrar dois cursos no Teresópolis: Economia Pessoal e Liderança Comunitária.
O curso de Economia Pessoal é voltado aos moradores do bairro que já participam de outras atividades de capacitação profissional, geração de trabalho e renda, através do Programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis, desenvolvido há seis anos pela montadora. “São pessoas que estão conseguindo aumentar a sua renda pessoal a partir da qualificação e geração de trabalho e renda. Queremos orientá-las para que façam bom uso desses recursos e com isso consigam, cada vez mais, melhorar suas condições de vida”, explica Luana.
Participarão desse curso 26 moradores do Jardim Teresópolis que são empreendedores locais ou integrantes da cooperativa social do Programa Árvore da Vida, a Cooperárvore. As aulas serão ministradas por dois funcionários da Fiat, durante seis sábados.
Já o Curso de Liderança Pessoal é voltado aos jovens que participam do Grupo de Referência Mirim do Árvore da Vida - Jardim Teresópolis, o ComunicAção. “Trabalhamos com esses jovens conceitos de protagonismo e liderança. Com o curso, eles conseguirão pensar as práticas e já criar uma associação comunitária”, explica Luana. A área de atuação dessa associação será definida pelos próprios jovens. Participarão desse curso 26 jovens com idade entre 12 e 17 anos. As aulas serão ministradas por oito funcionários da Fiat, durante 13 sábados.
Assim como no ano passado, todos os voluntários envolvidos no programa receberam uma capacitação da Junior Achievement, parceira da Fiat, para conduzir as aulas.
O controlador da Logística Importação e Exportação da Fiat, Alceu Barbosa Júnior, é um dos voluntários deste ano. Ele conta que há muito tempo queria desenvolver um trabalho voluntário, e encontrou na própria empresa essa oportunidade. “Ser voluntário é um diferencial. Além disso, sou psicólogo formado e acredito que minha formação possa contribuir com as atividades. Quero fazer o meu melhor”.
Histórico
O Programa Árvore da Vida – Voluntariado foi criado pela Fiat Automóveis no ano passado. “A experiência foi muito positiva e por isso vamos repeti-la. Queremos aprimorar alguns processos para que possamos ampliar gradativamente o alcance do programa”, explica Luana.
O curso ministrado em 2009 foi o de Miniempresa, e englobou cinco áreas fundamentais para a criação de uma empresa: marketing, finanças, recursos humanos, produção e liderança. Dez funcionários da Fiat foram voluntários e 29 moradores do Teresópolis foram beneficiados.
A microempresária Euzilene Ferreira dos Santos Paulo, que tem uma loja de confecção, participou da primeira turma e se mostra muito satisfeita com os resultados. “Eu destaco dois aspectos que aprendi no curso e que foram bem importantes para a minha empresa. A primeira é a administrativa. Aprendi a controlar melhor os estoques e a olhar com mais cuidado para a questão dos impostos, mantendo tudo em ordem. O outro aspecto foi o de trabalho em equipe. Tenho uma funcionária aqui e no curso aprendi que melhorando a nossa comunicação, podemos atender o cliente cada vez melhor. O cliente não fica com uma imagem de que a loja é desorganizada. E cliente satisfeito, sempre volta”, diz a comerciante.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090