A BASF recebeu o XIII Prêmio ANDEF de Mérito Fitossanitário pelo programa de capacitação ReAção, educando para a vida, que concorreu na categoria Indústria, Projeto de Responsabilidade Social. Os cases apresentados foram julgados por uma comissão coordenada pela FEALQ - Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz da USP. No projeto desenvolvido pela BASF, cerca de 500 educadores são capacitados anualmente a ensinar ciência a partir de um método simples que consiste em observar, descrever e comparar. A premiação foi realizada na segunda-feira, 24/05.
"Com esse prêmio, temos o reconhecimento de que a iniciativa está contribuindo para que a sociedade entenda como a ciência modela a vida das pessoas", comemora Willi Nass, diretor do Complexo Químico da BASF em Guaratinguetá e membro do Comitê de Sustentabilidade. A ação leva crianças e adolescentes do ensino fundamental até a 8ª série a compartilharem experiências e observações sobre as atividades científicas. A iniciativa teve início em 2006 e, anualmente, cerca de 10 mil alunos de 23 escolas da rede de ensino municipal foram beneficiadas durante os quatro anos do projeto.
O programa desenvolvido na região é uma vitrine que pode incentivar projetos semelhantes. O método é simples e de baixo custo. Todo material utilizado é reciclado e o custo é de 1 dólar ao ano por aluno. O ReAção está mudando a forma de ensinar ciência e já beneficiou mais de 50 mil pessoas no Estado de São Paulo. O objetivo é que os professores sejam os mestres e estejam aptos a fazer com que as crianças aprendam a ler e escrever a partir da ciência. "As pessoas não usufruem dos benefícios da ciência, porque não conseguem identificá-los. Melhorando o ensino desde o começo, estamos contribuindo para formar uma sociedade mais crítica e evoluída do ponto de vista científico", enfatiza Nass.
Os conceitos básicos da ciência que estão sendo apresentados aos educadores desde 2006 por meio do programa ReAção, educando para a vida, foram reunidos em um manual didático. O material que sistematiza o conteúdo apresentado está sendo distribuído para todos os professores da rede municipal de ensino e é conseqüência da adequação do currículo escolar municipal para atender, na área de ciências, aos parâmetros curriculares do Ministério da Educação e Cultura.
Reconhecimento
A BASF também recebeu homenagens pela iniciativa de trabalhar em prol da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental. O reconhecimento é entregue a todos os participantes que têm os cases e dados validados pela comissão coordenada pela FEALQ. A homenagem na categoria indústria foi recebida pelo vice-presidente sênior de Proteção de Cultivos para América Latina, Walter Dissinger. Na categoria profissional, César Augusto de Oliveira Proti, representante técnico de vendas para regional Goiânia, recebeu o mérito.
O Programa Mata Viva de Adequação e Educação Ambiental, idealizado pela BASF, com gestão estratégica da Fundação Espaço ECO, foi reconhecido pela Coopercitrus. A cooperativa de cafeicultores e citricultores de São Paulo foi premiada na categoria cooperativismo, projeto de Responsabilidade Social. O gerente do departamento técnico agropecuário da Coopercitrus, Agostinho Mário Boggio, acredita que o prêmio demonstra que a atividade da cooperativa extrapola o nível comercial e técnico. "A cooperativa tem a preocupação de participar da sociedade de outras formas e esses programas são essenciais nesse processo", afirma Boggio. Ele ressalta que a entidade está empenhada em dar continuidade aos projetos sociais e ambientais.
Há 13 anos, o Prêmio é realizado pela ANDEF - Associação Nacional de Defesa Vegetal, com parcerias do InpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias; da OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras; e da ANDAV - Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agropecuários. Compõem o grupo de jurados professores universitários, representantes do IBAMA, Ministério da Agricultura, SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Secretaria de Saúde e de órgãos estaduais de Defesa Agropecuária.
Sobre a BASF
A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural. Como uma parceira confiável, a BASF ajuda seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF conta com aproximadamente 97.000 colaboradores e contabilizou suas vendas em mais de 62 bilhões de euros em 2008. As ações da BASF são atualmente negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com.
As vendas na América do Sul totalizaram aproximadamente ?2.99 bilhões de euros em 2008
(Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás).Na América do Sul, a BASF contava com mais de 5.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2008
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090