O Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social lançaram nesta terça-feira (23 de março), em São Paulo, a edição 2010 da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro para o estado de São Paulo. Na primeira edição da Olimpíada, em 2008, foram inscritas em São Paulo 6.677 escolas, que correspondem a 59,94% do total.
Participaram do lançamento regional do programa a diretora da Fundação Itaú Social, Ana Beatriz Patricio, secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, e a diretora-presidente do Centro de Estudos e Pesquisa de Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maria Alice Setubal.
A Olimpíada deu nova dimensão ao Escrevendo o Futuro, criado em 2002 pela Fundação Itaú Social e pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Canal Futura e transformado em política pública do governo federal em 2008.
O programa tem como objetivo ampliar as competências de leitura e escrita entre alunos de diferentes níveis de escolaridade a partir da formação de professores. Contribui assim para o aperfeiçoamento didático de docentes da rede pública.
A meta em 2010 é a participação de 80 mil escolas e 300 mil inscrições de professores de 5.450 municípios de todo o país. Cerca de nove milhões de estudantes de escolas públicas devem ser envolvidos nas oficinas de leitura e produção de texto que serão desenvolvidas entre março e agosto. Ao longo do ano, haverá cinco etapas de triagem: escolar, municipal, estadual, regional e, finalmente, a nacional, no mês de novembro, em Brasília.
Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a formação dos professores é um elemento essencial para que os alunos sejam estimulados a escrever mais e melhor. “A Olimpíada busca propiciar aos professores participantes qualificação para o ensino do idioma e levar os alunos ao aprimoramento na competência da escrita. É sem dúvida uma iniciativa importante, que se soma a outras, para a formação de docentes nessa área”, diz.
Segundo o vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antonio Matias, o programa é inovador justamente porque não se resume a um concurso de redação e contribui para a aproximação de crianças e jovens da língua materna. “A capacidade de expressão por meio da leitura e da escrita é instrumento fundamental para garantir o direito de aprender a crianças, jovens e adolescentes, pois a língua influi diretamente na capacidade de absorver os conteúdos das demais disciplinas”, afirma.
Quem participa - Podem participar professores e alunos dos seguintes anos escolares: 5º, 6º, 7º, 8º e 9º do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Os alunos de 5º e 6º anos participam no gênero Poema, os alunos de 7º e 8º anos desenvolvem textos do gênero Memórias e os de 2º e 3º anos do Ensino Médio trabalham com o gênero Artigo de Opinião. Além deles, foi incorporado, neste ano, o gênero Crônica, destinado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio.
Durante todo o ano os professores das escolas participantes serão submetidos a um processo intenso de formação. Para tanto, as escolas públicas de todo o país receberão, a partir de março, a Coleção da Olimpíada, material de apoio no ensino da escrita de diferentes gêneros textuais para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O kit é composto de quatro pastas, uma para cada gênero textual, contendo o caderno de orientação do professor, uma coletânea de dez exemplares com textos literários e um CD-Rom, que traz alguns dos textos lidos em voz alta e sonorizados. Por meio do CD também é possível imprimir ou projetar os textos da coletânea.
Os conteúdos de cada Caderno foram organizados de maneira a possibilitar a incorporação das atividades ao planejamento do ano escolar. O material propõe práticas de leitura, produção e análise de textos. As publicações estarão disponíveis para download no site www.escrevendoofuturo.org.br.
Os professores inscritos receberão o almanaque Na ponta do Lápis, com orientações metodológicas para o ensino de leitura e escrita, entrevistas e dicas. Poderão também participar de debates com pesquisadores da área por meio da comunidade virtual acessível no site oficial do programa.
Inscrições – Para participar da Olimpíada, o primeiro passo é a adesão da rede de ensino, que será feita on line, pelos sites do Ministério da Educação (www.mec.gov.br), da Fundação Itaú Social (www.fundacaoitausocial.org.br), do Cenpec (www.cenpec.org.br) e da Olimpíada (www.escrevendoofuturo.org.br). No caso das escolas municipais, o secretário municipal de Educação deve fazer a adesão . No caso das estaduais, a adesão fica a cargo do secretário estadual de Educação. Após a adesão da rede, os professores podem se inscrever nos mesmos sites indicados.
Premiação
Os 500 alunos e professores semifinalistas receberão medalhas de bronze e coleção de livros. Os 152 professores e alunos finalistas serão premiados com medalhas de prata e aparelhos microsystem, e suas respectivas escolas receberão uma placa de homenagem. Aos 20 vencedores da etapa nacional, alunos e professores, serão entregues medalhas de ouro, computadores e impressoras. As escolas nas quais estudam os 20 selecionados serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de livros para a biblioteca.
Para avaliar os trabalhos, serão formadas comissões julgadoras específicas para cada etapa. Educadores, especialistas de universidades, representantes da Undime, do Consed, Cenpec, Ministério da Educação, da equipe da Fundação Itaú Social, de pais das comunidades farão parte das comissões.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090