A Ação Fome Zero e a Prefeitura de Juruti-PA, com apoio da Alcoa, promoveram em 25 e 26 de Fevereiro uma capacitação sobre boas práticas de alimentação saudável na escola. A iniciativa contou com a participação de merendeiras, diretoras de escolas, nutricionistas e funcionários responsáveis pela merenda escolar, além de integrantes do Conselho de Alimentação Escolar – CAE, órgão responsável por fiscalizar os recursos repassados pelo Governo Federal para a execução do programa de merenda nos estados e municípios, composto por representantes da sociedade civil, professores, pais de alunos e Prefeitura. As aulas e dinâmicas sobre o tema atraíram 28 comunidades e 117 merendeiras de Juruti e região.
Nos dois dias do evento, os participantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre o tema com a nutricionista Jeanice Aguiar, especialista em alimentação escolar. Foram abordados assuntos como nutrição básica, a importância do cardápio, funções e responsabilidade do nutricionista e a importância de uma alimentação saudável.
“A merenda escolar tem que ser tratada com grande responsabilidade. Nossas crianças precisam muito de uma alimentação mais saudável e que possa ajudar com o aprendizado delas”, explica Lidiane Almeida Guimarães, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Juruti.
As merendeiras aprenderam também novas maneiras de manipulação adequadas dos alimentos, noções de higiene pessoal, boas práticas de armazenamento, uso de equipamento individual (luvas, toucas) e a responsabilidade da comunidade escolar na promoção de uma alimentação saudável.
“Pretendemos, com essa iniciativa, disseminar as gestões criativas e responsáveis do Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE para que sejam conhecidas e sirvam de referência para outras, além de estimular a comunidade escolar a cuidar da merenda escolar”, diz Paloma Costa, analista de projetos da Ação Fome Zero.
“Se a criança não estiver na escola, ela não vai conseguir se alimentar direito e ter um aprendizado adequado. Acreditamos que uma iniciativa como essa contribui, e muito, para que os jovens tenham uma alimentação adequada e saudável, colaborando para a formação educacional dessas crianças”, conta Cassiano Barreiros, analista de Comunicação da Alcoa.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090