As atividades culturais do programa Letras de Luz, realizado pela Fundação Victor Civita com patrocínio da EDP e apoio da lei Rouanet de Incentivo à Cultura e do Instituto EDP, beneficiaram mais de 127 mil pessoas em 40 municípios brasileiros, ao longo de 2009.
Neste terceiro ano de atuação, o Letras de Luz realizou 110 oficinas de leitura para mais de 1.150 multiplicadores de escolas públicas municipais e agentes culturais. Além disso, apresentou 175 espetáculos teatrais que encantaram mais de 33 mil espectadores. Essas atividades aconteceram em 40 cidades brasileiras, distribuídas em quatro estados: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Tocantins.
“É uma satisfação muito grande desenvolver o projeto Letras de Luz. Acreditamos que a leitura é um dos caminhos para que o brasileiro exerça sua cidadania plenamente”, afirma Angela Dannemann, diretora-executiva da Fundação Victor Civita. “O projeto tem como objetivo desenvolver o hábito da leitura por prazer, permitindo que o jovem interaja melhor com o meio onde vive e aperfeiçoe seu aprendizado”, explica.
"O Letras de Luz está alinhado com a nossa missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável de toda a sociedade. Os resultados obtidos nos três anos de atuação do projeto mostram que os nossos esforços são legítimos e têm contribuído para adicionar mais conhecimento a muitos jovens de diferentes regiões do País. É um orgulho constatar que estamos lhes dando ferramentas que ampliam as suas visões do mundo por meio da leitura e do exercício da cidadania”, afirma António Pita de Abreu, presidente da EDP.
O Grupo EDP tem atuado fortemente em ações que fortaleçam a sua responsabilidade social corporativa e o projeto Letras de Luz representa uma destas frentes. O fruto destes trabalhos tem levado a Empresa a obter bons resultados, como figurar pelo terceiro ano consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores de São Paulo.
Além das oficinas de fomento à leitura e da adaptação de contos de autores brasileiros para o palco, o projeto Letras de Luz também realizou doações de acervos literários, com obras nacionais e estrangeiras, a bibliotecas e escolas dos municípios beneficiados. Em 2009, o projeto distribuiu mais de 15 mil livros dos mais diferentes autores, como Maria Clara Machado, Julio Verne, Audrey Wood, Fernando de Rojas, Regina Machado e Fernanda Lopes de Almeida.
Ao longo do ano passado, também surgiram muitas iniciativas inspiradas nas ações do projeto. Em Guaratinguetá, por exemplo, pode-se destacar o sarau de poesias que nasceu com o Letras de Luz e virou parte do calendário cultural do município. Em Cruzeiro, professoras que participaram do grupo de teatro, perceberam que o texto dramático possui uma linguagem autônoma, muito particular. A partir disso, desenvolveram técnicas para levar dicas e recursos para dentro da sala de aula.
O calendário de atividades do Letras de Luz em 2010 teve início em fevereiro, com a realização dos cursos de capacitação de novos agentes multiplicadores, que serão responsáveis pelas ações culturais de estímulo à leitura. Ao mesmo tempo, novos grupos de teatro amador também receberão cursos para adaptar grandes obras literárias para o palco. Após esse período, será dado início às oficinas de leitura e apresentações teatrais, conforme programação abaixo. Para mais informações, os interessados devem procurar a Secretaria de Educação das cidades mencionadas.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090