A Gerdau, líder na produção de aços longos nas Américas, mantém atualmente um dos mais atuantes programas de voluntariado do Brasil. Batizado de Voluntário Gerdau, o projeto conta com a participação de aproximadamente 8,2 mil colaboradores; 4,1 mil deles no País e outros 4,1 mil no exterior.
"A Gerdau tem como uma de suas políticas sociais o incentivo, a capacitação e o reconhecimento da atividade voluntária na sociedade. No que diz respeito aos seus colaboradores, isso é realizado de forma especial por meio do Programa Voluntário Gerdau", afirma José Paulo Soares Martins, diretor-executivo do Instituto Gerdau. "Acreditamos que o programa contribui de forma importante com o crescimento pessoal dos participantes, exercendo uma forte influência na atitude cidadã e no fortalecimento das capacidades humanas e conceituais dos participantes. Da mesma forma, ao terem a possibilidade de atuar em projetos sociais apoiados pela empresa, nossos colaboradores ficam mais identificados com o papel social da empresa e vice-versa", explica.
O Instituto Gerdau é responsável pelas políticas e diretrizes da empresa na área de responsabilidade social e coordena o Programa Voluntário Gerdau. Por meio da intranet da empresa, os colaboradores podem conhecer as oportunidades apoiadas pela companhia e escolher um dos projetos para atuar. As opções incluem desde campanhas de distribuição de alimentos e agasalhos até projetos nas áreas de educação e empreendedorismo, em parceria com organizações como a Junior Achievement, Movimento Brasil Competitivo (MBC), a World Childhood Foundation (WCF), o Todos pela Educação, o Instituto Ethos, a Unesco, entre outras instituições.
Outra possibilidade de participação é o Fundo Pró-Infância dos Profissionais Gerdau, que atende crianças em situações de risco social. Com a renúncia fiscal do imposto de renda, a empresa e os colaboradores arrecadaram, em 2009, R$ 4,3 milhões no Brasil e destinaram os recursos a 105 entidades. Com o sucesso do Programa Voluntário no País, o Instituto Gerdau internacionalizou suas práticas de gestão social, principalmente com foco na Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Peru e Uruguai.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090