O presidente do Conselho e CEO da The Coca-Cola Company, Muhtar Kent, entregou, nesta terça-feira, dia 10 de novembro, o prêmio Troféu Planeta, em um jantar para os fabricantes do Sistema Coca-Cola Brasil, na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro. O prêmio, criado em 2007, tem como objetivo incentivar ações de gestão em Responsabilidade Socioambiental no Sistema Coca-Cola Brasil premiando programas idealizados pelos fabricantes, com foco nas áreas de meio ambiente e educação. Em 2009, o Prêmio contou com a participação de 13 fabricantes, que inscreveram 14 projetos.
O case vencedor do Troféu Planeta de 2009 foi o “É possível separar lixo em grandes proporções?”, da Sorocaba Refrescos. O projeto trata da reciclagem de resíduos sólidos na cidade de Itu, no estado de São Paulo.
Para Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil e diretor-superintendente do Instituto Coca-Cola Brasil, “o projeto apresentado pela Sorocaba Refrescos mostra como as empresas privadas, a comunidade e o poder público podem trabalhar juntas e conseguir resultados positivos. A empresa deve ter orgulho pela conquista”.
O prêmio representa um reconhecimento da Coca-Cola Brasil à qualidade da gestão em Responsabilidade Social e para a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que estimula a evolução nessas áreas. Por isso, como prêmio, além da estatueta do Troféu Planeta, criada pelo renomado artista plástico Emanoel Araújo, a Sorocaba Refrescos receberá uma bolsa para inscrever um funcionário em um curso de pós-graduação em gestão ambiental, educação, sustentabilidade e afins.
Sobre o projeto “É possível separar lixo em grandes proporções?”
A Sorocaba Refrescos, fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil sediada em Sorocaba, interior paulista, desenvolve trabalhos de responsabilidade socioambiental, realizando diversas ações junto a seus colaboradores; à comunidade local e junto ao município vizinho, Itu, apoiando a Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu).
Os números que mais caracterizam o sucesso deste projeto estão na coleta seletiva feita em Itu. A cidade hoje consegue separar 40% de todo o resíduo recolhido, sendo que 14% são provenientes da Comarei, que realiza a coleta em 100% dos bairros urbanos e 30% da zona rural, recolhendo mais de 4,5 milhões de toneladas por ano. O índice de recolhimento de materiais reaproveitáveis da Comarei é equivalente ao de países europeus, como Dinamarca e Holanda.
A empresa iniciou a parceria com a Comarei, em 2005, e está ajudando a cooperativa ser uma referência no que diz respeito à transformação de resíduos em benefício para o meio ambiente. O projeto também leva dignidade aos catadores cooperados que, cada vez mais, são reconhecidos por eles próprios e pela sociedade como importantes agentes ambientais.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090