O Instituto Souza Cruz, orientado pelos objetivos estratégicos de produzir, sistematizar e disseminar conhecimentos sobre o respectivo processo de desenvolvimento qualitativo da juventude rural brasileira, lança o livro Vozes e visões do Campo, registro em imagens e textos do II Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, realizado pela Rede de Fortalecimento Institucional do Jovem Rural, coordenada pelo instituto.
A obra foi organizada por Marcos Marques de Oliveira, jornalista e cientista social e pelos fotógrafos Gustavo Stephan, do jornal O Globo e Marcos Valle, da Rede Nacional de Mobilização Social, que capacitaram os intercambistas para registros das vivências, que reuniram 115 jovens e educadores rurais, além dos três envolvidos. Os organizadores percorreram todas as regiões do país para conhecerem as dinâmicas social, cultural, ambiental e econômica das realidades rurais de treze estados brasileiros.
A iniciativa deu destaque para cinco dimensões de realidade: educação, familiar, trabalho, meio ambiente e cultura, que foram apresentadas de forma espontânea, articuladas em um “diário de campo”: é apresentado um diálogo de imagens e relatos de uma juventude que, por meio de seus depoimentos, revelam suas vozes e visões de todo o meio rural brasileiro.
Segundo Marcos Marques de Oliveira, “nossa esperança é que obras como esta nossa sirvam de matéria-prima para o aprofundamento dos debates sobre a formação das gerações que estão construindo um novo projeto de desenvolvimento sustentável para o campo brasileiro, que tem nas recém-descortinadas virtudes sociais, políticas, econômicas e ambientais da agricultura familiar o seu grande pilar”.
O prefácio é de Armênio Bello Schmidt, diretor de Educação para a Diversidade da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad – MEC), que assim anuncia a obra: “Mas o que dizem as vozes do campo e o que apresentam as suas visões? O encontro de realidades diferentes e a predisposição ao aprendizado e ao convívio, que o leitor verá por si mesmo, expressam o presente profícuo do campo e as possibilidades múltiplas de futuro, amparados na valorização de suas peculiaridades e na compreensão de sua importância para toda a sociedade brasileira”.
O livro, editado pela Peirópolis, contou com apoio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e foi lançado durante a III Jornada Nacional do Jovem Rural, em Glória do Goitá (PE).
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090