Como parte do programa “Reciclou, Ganhou”, o Instituto Coca-Cola Brasil é um dos patrocinadores do programa Cata-Ação, lançado oficialmente nessa quinta-feira, dia 29, durante o evento Reviravolta Expocatadores 2009.
O programa será coordenado pela Fundação AVINA e também contra com o apoio do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR); do BID/Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin); do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (MDS) e da Organização Intereclesiástica de Cooperação para o Desenvolvimento (ICCO).
O principal objetivo do programa é o desenvolvimento econômico dos catadores, a partir de ações de inserção social e profissionalização produtiva como promover a integração dos catadores com as políticas locais de tratamento de resíduos sólidos e realizar seminários e workshops locais para disseminar conhecimento. Além disso, o programa ainda irá contribuir para a sustentabilidade econômica dos catadores e de suas famílias através da melhoria de sua integração com a cadeia produtiva, do desenvolvimento de opções de geração de renda e do fortalecimento dos laços comunitários e solidários. No total serão investidos US$ 7,9 milhões para um período de quatro anos.
O Instituto Coca-Cola Brasil apoia a iniciativa por acreditar na importância da reciclagem e do papel dos catadores neste processo e pela qualidade dos parceiros envolvidos. Além disso, o CATA-AÇÃO está alinhado com a plataforma de sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Viva Positivamente.
O Instituto Coca-Cola Brasil é responsável pelo desenvolvimento de importantes ações de apoio à reciclagem. Seu programa na área é o "Reciclou, Ganhou", que foi lançado em 1996. O programa estimula a reciclagem através do apoio direto às cooperativas e foi o responsável pela parceria entre o Instituto Coca-Cola Brasil e o Instituto Wal-Mart, para a criação de 284 estações de reciclagem em lojas da rede de supermercados Wal Mart.
Este ano, a Coca-Cola Brasil também iniciou uma nova fase no apoio à reciclagem. A empresa, através do Instituto Coca-Cola Brasil, em parceria com a ONG Doe seu lixo, está realizando um trabalho de capacitação dos membros das cooperativas de catadores em gestão empresarial. O objetivo é transformar as cooperativas de catadores em negócios lucrativos e geridos corretamente, o que reforçará toda a cadeia e aumentará o volume reciclado.
Hoje, o programa "Reciclou, Ganhou" do Instituto Coca-Cola Brasil apoia cerca de 100 cooperativas de catadores em 21 estados brasileiros. A iniciativa é uma das responsáveis pelos altos índices de reciclagem no país. O Brasil é hoje o país com maior índice de reciclagem de alumínio, com 96%, e uma dos maiores em reciclagem de PET, com 53%.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090