Mais do que repassar o conteúdo de uma determinada disciplina aos alunos, o papel do professor é fazer com que eles entendam como aquele aprendizado pode ser aplicado nas situações do dia a dia. Esse foi o conceito levado pelos especialistas em Matemática e Português Andrea Padeti e Reni Adriano, respectivamente, para 90 educadores de Paracatu, em oficina de formação de educadores realizada entre os dias 15 e 17 de abril na cidade.
A inciativa faz parte do Programa Integrar da Kinross e busca ampliar o repertório de práticas pedagógicas dos professores de nove escolas da rede municipal e estadual de ensino. “O principal objetivo da ação é permitir que estes profissionais possuam novas abordagens educacionais. Agindo assim, espera-se que os alunos compreendam melhor as aulas e, por extensão, se saiam melhor em provas e testes, tanto dentro como fora do ambiente escolar, como é o caso da Prova Brasil”, explica Ana Cunha, gerente de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da Kinross.
Uma das pessoas capacitadas foi Valdirene Ferreira Gonçalves Guimarães, especialista em Educação Básica, na Escola Estadual Professor Josino Neiva. De acordo com ela, esse formato de capacitação é bem direcionado para a prática e o dia a dia na sala de aula. “O professor tem a oportunidade de entender como o aluno raciocina para resolver determinada questão. Analisando os possíveis erros temos condições de entender e buscar os acertos. Os profissionais de educação podem refletir sobre o seu trabalho na sala de aula e dessa forma o resultado é mais proveitoso para o aluno”, afirma.
Estas oficinas fazem parte do eixo educação do Programa Integrar, e buscam a melhoria de suas notas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O trabalho já apresentou importantes resultados com a melhoria das notas dos alunos em 83% no biênio 2012/2013.
Sobre a Prova Brasil
A Prova Brasil é uma avaliação de matemática e português de alunos de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental nas redes estaduais, municipais e federais de ensino, nas áreas rurais e urbanas.
Seu resultado fornece médias de desempenho para cada uma das escolas participantes e é utilizado para compor o cálculo do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a principal medida do país para mensurar a qualidade do ensino no país.
Dependendo do desempenho dos alunos, são realizados ajustes no PPP (Projeto Político-Pedagógico) da escola para se atingir as metas acertadas pelo Ministério da Educação.
Sobre a Kinross
Responsável por 25% da produção de ouro brasileira, a Kinross opera a mina Morro do Ouro em Paracatu, no noroeste de Minas Gerais, e integra a Kinross Gold Corporation, grupo canadense com presença na América do Sul (Brasil e Chile), América do Norte (Estados Unidos e Canadá), África (Gana e Mauritânia) e Eurásia (Rússia).
Após o início de seu processo de expansão em 2006, a Kinross elevou a capacidade de lavra de minério para 61 Mtpa, aumentando em cerca de três vezes sua produção anual atingindo atualmente 17 toneladas. A unidade tem vida útil estimada até 2030 e é um importante empreendimento industrial da região, respondendo por 15% dos postos de trabalho formais do município. São cerca de 1.300 empregos diretos e de 1.600 terceirizados.
1045 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090