Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Responsabilidade Social

Projeto do Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen oferece formação para ONGs

25/11/2014

O programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar”, promovido pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen e pela ONG terre des hommes – Alemanha, com apoio da Volkswagen, oferecerá capacitação a 800 educadores, de 800 ONGs (Organizações não-governamentais) localizadas na cidade de São Paulo, amanhã (26/11), na quinta-feira (27/11) e nos dias 1º e 2 de dezembro. As oficinas socioeducativas serão baseadas no conteúdo do livro “O Direito de Brincar – Guia Prático para Criar Oportunidades Lúdicas e Efetivar o Direito de Brincar”, que foi lançado pelo “A Chance to Play”.

As ONGs participantes já atuam no apoio a crianças e adolescentes; durante a formação, seus representantes serão sensibilizados sobre a importância do ato de brincar para o desenvolvimento humano. Segundo o coordenador do programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” e da ONG terre des hommes – Alemanha, Tuto Wehrle, “durante as oficinas de capacitação, os educadores aprenderão a utilizar na prática a poderosa ferramenta socioeducativa do ‘brincar’, que tem impacto concreto e em um curto prazo na vida das crianças. Por meio das brincadeiras, elas exercitam a convivência, o diálogo, a tolerância, a ousadia, a imaginação, a criatividade, entre outras situações de aprendizado”.

A formação será ministrada pelo coordenador do programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” e da ONG terre des hommes – Alemanha, Tuto Wehrle, juntamente com educadores que já atuam em projetos sociais viabilizados pelo “A Chance to Play – O Direito de Brincar” e que foram capacitados pela Fundação Volkswagen – que há 35 anos coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil, oferecendo projetos Educacionais e de Desenvolvimento Social – e por seu parceiro técnico, o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). “Dessa forma, os educadores de projetos do ‘A Chance to Play – O Direito de Brincar’ estão multiplicando os conhecimentos adquiridos por meio do programa, contribuindo para promover um futuro melhor para milhares de crianças e adolescentes por meio do ato de ‘brincar’”, completa Tuto Wehrle.

Confira os locais onde serão realizadas as capacitações (das 9h às 16h30):
26/11: CCA Mary (Associação Menino Deus) - Av. Nossa Senhora do Ó, 1431, Limão, São Paulo.
27/11: Instituto Rogacionista Santo Aníbal - Av. Santa Marina, 534, Água Branca, São Paulo.
1º/12: CCA União Brasileira Israelita do Bem Estar Social (UNIBES) - Rua Dr. Pedro Vicente, 569, Canindé, São Paulo.
2/12: Social Bom Jesus (SBJ Clube da Turma M'Boi Mirim) - Travessa Maestro Massaino s/n, São Paulo.


 

“Guia Prático para Criar Oportunidades Lúdicas e Efetivar o Direito de Brincar”

O programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” lançou o livro “O Direito de Brincar – Guia Prático para Criar Oportunidades Lúdicas e Efetivar o Direito de Brincar”, que pode ser acessado gratuitamente na internet (www.a-chance-to-play.de/home/actp-brasil/o-guia-do-brincar.html).

Com 180 páginas e tiragem inicial de 5.000 exemplares, a versão impressa do guia está sendo distribuída para educadores e organizações sociais de todo o Brasil com o objetivo de conscientizar sobre a importância do “brincar” e orientar sobre a promoção de atividades lúdicas, como ferramenta educativa.

O conteúdo inclui fundamentações teóricas sobre o “direito de brincar” e oferece exemplos de brincadeiras que podem ser realizadas com crianças, como jogos de cooperação e confiança, esportes de campo, atividades ao ar livre e com instrumentos musicais, brincadeiras típicas brasileiras, jogos com cartas ou de tabuleiro, entre outros. O livro aborda também qual deve ser a postura do educador na atividade do brincar, além de oferecer orientações pedagógicas.

O lançamento oficial do guia foi em novembro de 2013 durante a “ONG Brasil 2013 – Feira e Congresso”, em São Paulo, que é o maior evento de responsabilidade social da América Latina.

 

“A Chance to Play – O Direito de Brincar” beneficiará 60 mil crianças e adolescentes no Brasil

O programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” beneficiará cerca de 60 mil crianças e adolescentes no Brasil por meio dos 12 projetos sociais que estão sendo desenvolvidos no entorno das quatro fábricas da Volkswagen no País: São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP - fábrica de motores), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR). Os 12 projetos sociais utilizam o futebol e o ato de brincar como ferramentas de transformação social para promover educação, cidadania e uma cultura de paz.

Lançado no Brasil em janeiro de 2013, o “A Chance to Play – O Direito de Brincar” também capacitou 95 ONGs e 840 educadores, com apoio da Fundação Volkswagen e do Cenpec ao promover cursos, workshops, seminários e uma conferência. A capacitação sensibilizou os participantes sobre a importância do ‘direito de brincar’ e divulgou o uso de brincadeiras educativas como forma de promover cidadania e paz.

Esta é a segunda vez que o programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” é realizado; a primeira foi em 2010, na África do Sul, onde beneficiou cerca de 40 mil crianças e adolescentes.

 

Campanhas de empregados da Volkswagen patrocinam o programa

O programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” é patrocinado pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen por meio de doações voluntárias dos empregados, realizadas em nível global. As arrecadações são feitas por campanhas internas promovidas pelos próprios empregados, como o programa mundial “Uma Hora para o Futuro”, por meio do qual os trabalhadores doam o valor equivalente a uma hora de trabalho no ano em favor de projetos sociais. Com isso, os trabalhadores da Volkswagen expressam sua participação solidária na luta pelos direitos da criança e do adolescente.

 

Parcerias firmadas

Para viabilizar seus 12 projetos sociais no entorno das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil, o programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar” firmou parcerias com organizações que já eram reconhecidas por desenvolver trabalhos com crianças e adolescentes. O objetivo do “A Chance to Play” é oferecer condições para que essas entidades parceiras deem continuidade, permanentemente, aos projetos sociais iniciados em 2013, inclusive consolidando redes locais e influenciando políticas públicas. As entidades parceiras figuram entre as 95 ONGs que foram capacitadas com apoio da Fundação Volkswagen e do Cenpec.

941

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */