Está sendo inaugurado, no campus da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, o Centro Satélite do Johnson & Johnson Medical Innovation Institute (JJMII), que funcionará em parceria com a UFPE e Hospital das Clínicas. Com capacidade para treinar cerca de mil médicos e estudantes de medicina por ano, o Centro atenderá os estados do Nordeste e Nordeste do país oferecendo educação médica continuada nas mais novas e modernas tecnologias cirúrgicas. Todos os treinamentos oferecidos são gratuitos.
No Brasil, o primeiro Instituto foi inaugurado em 2010, em São Paulo, e é atualmente o maior parque de simulação cirúrgica virtual da América Latina, tendo treinado mais de 12 mil médicos. Deste total apenas 7% de todos os profissionais de saúde treinados nas instalações em São Paulo provêm das regiões Nordeste e Norte. Por este motivo, Recife foi escolhida como local do novo centro de educação profissional da empresa no país. O objetivo é levar aos profissionais de saúde do Nordeste e Norte os mais modernos treinamentos em técnicas cirúrgicas e, assim, buscar elevar os padrões de cuidados com a saúde nestas regiões.
“Como uma das maiores e mais diversificadas companhias de cuidados com a saúde do mundo, a Johnson & Johnson acredita ser responsável não apenas por entregar produtos e serviços de alta qualidade, mas também por auxiliar os profissionais de saúde a fazerem o melhor uso deles. O Instituto em São Paulo e o novo Centro Satélite em Recife elevarão o nível das iniciativas de treinamento, contribuindo significativamente com a qualidade da saúde em todo o país”, ressalta Márcio Coelho, presidente da Johnson & Johnson Medical Brasil.
Segundo os próprios profissionais de saúde, a educação médica continuada é uma necessidade, sendo que 95,7% dos cirurgiões da América Latina consideram programas de treinamento para manusear novos produtos e procedimentos muito importantes; e 70,0% destes médicos esperam que os hospitais aumentem o foco em treinamento nos próximos anos. Para 97,7% dos cirurgiões latino-americanos, os treinamentos podem levar a menos erros1.
O Centro Satélite conta com simuladores cirúrgicos de última geração. O currículo abrangente de treinamentos que serão oferecidos cobre as mais diversas especialidades médicas, como procedimentos minimamente invasivos, cirurgias ginecológicas, gástricas, cardíacas, ortopédicas, plásticas, entre outras. “Com isso, os profissionais de saúde estarão sempre atualizados com os mais modernos avanços técnicos por meio do aprimoramento de suas habilidades e compartilhamento de conhecimento”, explica o diretor médico do JJMII para a América Latina, Abner Lobão.
A Johnson & Johnson possui globalmente 13 institutos de educação profissional, projetados para melhorar o treinamento médico em países emergentes e desenvolvidos, como Estados Unidos, Alemanha, França, Índia, China e Japão. O treinamento oferecido em cada centro é desenhado para atender as necessidades médicas específicas de cada país ou região.
“Com essa parceria os profissionais e residentes da região poderão ser treinados para melhorar suas habilidades e chegarem ao mercado muito mais capacitados no que diz respeito às cirurgias minimamente invasivas. Além disso, será um servirá também para o desenvolvimento de projetos de estudo e pesquisa”, afirma o superintendente do Hospital das Clínicas, Frederico Jorge Ribeiro.
- Dados da pesquisa “Global Professional Educational Research”, conduzida pela Harris Interactive com 614 profissionais de saúde, 22 – 26 de abril de 2013, nas regiões BRICS, EMA e Estados Unidos
|