Antenado com as tecnologias e sempre evidenciando seus canais de comunicação para os leitores, o jornal EXTRA apostou no conceito de hiperproximidade, e há seis meses vem utilizando um novo meio de comunicação e relacionamento com os leitores, o WhatsApp do EXTRA. Com a ferramenta, o leitor passa a fazer parte da redação do jornal, sugerindo de forma ágil e interativa novas pautas, sugestões de matérias, flagras, fotos, além de tirar dúvidas referentes às ações promocionais. Os números são surpreendentes: em menos de seis meses, a redação do jornal já recebeu cerca de 10 mil fotos e mais de 100 mil mensagens, possibilitando uma cobertura intensa do dia a dia dos leitores e da cidade.
A partir de um número de celular do EXTRA (21 99644-1263), o leitor compartilha os fatos e acontecimentos, se transformando em uma fonte fundamental para o repórter do jornal. Todas as informações são apuradas pela redação e muitas delas são postadas no site do EXTRA, em tempo real, e/ou até mesmo ganham mais espaço no jornal impresso do dia seguinte. Para facilitar este processo, o jornal conta com uma equipe dedicada a este canal 24h.
"O EXTRA tem obsessão por novas ferramentas que auxiliem a busca de notícias. Com o WhatsApp, ganhamos ainda mais agilidade, sem prejuízo da principal característica do jornalismo profissional: a credibilidade”, afirma Octávio Guedes, diretor de Redação do EXTRA.
Esta iniciativa inovadora surgiu na movimentada redação do EXTRA. Fábio Gusmão, idealizador do projeto e editor de Cidade do jornal, afirma que o Whatsapp foi criado pensando em como ele poderia ajudar no jornalismo colaborativo. “A ideia era aproximar o leitor da produção da pauta com apenas três toques na tela do smartphone. Esse é o conceito que desenvolvemos, o da hiperproximidade. Hoje, podemos reafirmar para o nosso leitor: O jornal que você escolheu também é feito por você", comenta.
Ao longo desse período, a redação já recebeu informações que puderam ser aproveitadas em diversas editorias do jornal. No total, mais de 5.500 leitores mantiveram contato interessados em sugerir e participar das pautas. Recentemente, uma leitora de Goiás enviou uma foto da atriz Bruna Marquezine nas gravações de “Em família”, próxima novela do autor Manoel Carlos, na cidade de Pirenópolis. A matéria foi publicada no impresso e registrou 1,2 milhão de visitantes únicos no ambiente online.
Também com a ajuda do leitor, a polícia identificou um homem acusado de matar a mulher de forma brutal. A matéria foi publicada no site do EXTRA e rendeu cerca de 2,5 milhões de pageviwes.
Na edição deste ano do Rock in Rio, os leitores compartilharam todas as emoções e aventuras que viveram nos sete dias do festival. Foram enviadas cerca de 900 fotos, com um total de 400 leitores de todo o país adicionados no WhatsApp do EXTRA. Para incentivar ainda mais esta colaboração, a redação trabalhou todos os dias do festival com uma camisa personalizada que trazia estampado o número do WhatsApp do jornal. “A participação dos leitores foi bastante ativa durante o festival. Recebemos conteúdo que pode ser aproveitado nas diversas plataformas do EXTRA”, concluiu Fábio Gusmão.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090