A Fundação Telefônica Vivo lança oficialmente durante a Campus Party Recife, que acontece até o dia 26 de julho, o aplicativo Hayô - desenvolvido por jovens atendidos pela Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedorismo (PDE) da cidade de Santa Cruz Cabrália, sul da Bahia. A instituição também promove debates sobre empreendedorismo e inovação social, e apresenta a palestra sobre Voluntariado Digital: do conceito a Prática, além de mediar o painel que discutirá este tema.
Turistas que visitam Santa Cruz Cabrália terão agora à sua disposição informações sobre a cidade na palma da mão. Esse é o objetivo do aplicativo Hayô, voltado para o turismo, uma das grandes vocações econômicas da cidade. Com ele, o turista obtém informações gerais sobre a cidade, sua história, pontos turísticos, hospedagem, transporte, restaurantes e serviços de utilidades públicas. O produto foi viabilizado graças a uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Centro de Inovação da Telefônica Vivo.
O lançamento oficial aconteceu no palco Cross Space no dia 25. Por meio do Centro de Educação e Inovação Tecnológica de Santa Cruz Cabrália (PR3G-CEIT), os programadores da empresa deram aulas, voluntariamente, para os jovens que participam da PDE. Foram quatro semanas de formação com encontros à distância pelo Google Hangout e duas formações presenciais para 10 jovens da região. Deste grupo, cinco jovens trabalharam diretamente no aplicativo, sendo esta a primeira vez em que programaram, escrevendo todos os códigos.
A Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores (PDE) é uma metodologia criada pela Fundação Telefônica Vivo: ela incentiva e forma jovens de 15 a 29 anos para que encontrem oportunidades de negócios e estruturem empreendimentos a partir dos problemas das comunidades onde vivem. O aplicativo Hayô é um dos resultados desse programa. A iniciativa é realizada atualmente nas cidades de São Paulo, Santarém e Santa Cruz Cabrália, o programa é dividido em três fases: Inspiracional, Design de Negócios Sociais e Apoio à Implantação de Negócios Sociais em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).
Debates sociais
A Fundação Telefônica Vivo apresenta, ainda, o case “Voluntariado Digital: do conceito a prática”. A ideia é discutir como as tecnologias estão mudando a maneira como doamos o nosso bem maior, o tempo. Na palestra serão apresentadas algumas maneiras como as pessoas estão usando a tecnologia, não para substituir os modelos tradicionais de voluntariado, mas somar e multiplicar à essas formas.
Outro tema apresentado será o “Jovens Transformadores, empreendedores comunitários”. O objetivo é demonstrar como os jovens podem identificar e solucionar problemas sociais.
A Fundação discute também “Como os Labs estão potencializando a Inovação Social?”. Este painel visa demonstrar as experiências práticas de laboratórios e aceleradoras de impacto sociais espalhadas pelo país. Esse debate será realizado no Palco Cross Space, dia 26/06 às 17h.
A Campus Party foi criada em 1997 com o objetivo de aproximar tribos digitais de grandes empresas, e já faz parte do calendário dos aficionados por tecnologia. Em janeiro deste ano, o encontro chegou a sua 7ª edição sendo realizado na cidade de São Paulo. Já em Recife, acontece desde 2012, completando assim sua 3ª edição especial no Brasil.
Sobre a Fundação Telefônica Vivo
Criada em 1999, a Fundação Telefônica incorporou os projetos do Instituto Vivo em 2011, em função da fusão entre a Vivo e a Telefônica. A Fundação Telefônica Vivo acredita que conectando pessoas e instituições é possível transformar o futuro, tornando-o mais generoso, inclusivo e justo. Utiliza tecnologias de forma inovadora para potencializar a aprendizagem e o conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social. Suas principais áreas de atuação são: Combate ao Trabalho Infantil, Educação e Aprendizagem, Inovação Social e Voluntariado. O Grupo Telefônica possui, ainda, fundações em 16 países.
1037 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090