O mercado de patrocínio esportivo brasileiro encerrou 2013 com movimentação na casa dos R$ 665 milhões. A cifra faz parte de um estudo realizado pela Brunoro Sport and Business (BSB), empresa da área de gestão e negócios. A análise foi feita a partir do levantamento de 89 equipes que disputam as quatro principais ligas de esportes coletivos do Brasil – Futebol, Futsal, Voleibol e Basquetebol.
O resultado nacional segue uma tendência mundial em que o esporte é o principal motor dos investimentos em patrocínio no planeta, com 70% dos R$ 115 bilhões gastos anualmente com esta ferramenta de comunicação.
Ainda segundo a pesquisa, no Brasil, o futebol é o principal canal de investimento com 68%. Na sequência seguem Vôlei (16%), Basquete (9%) e Futsal (7%). “O futebol concentra a maior parte deste universo por criar um grande elo emocional entre as marcas e o cliente torcedor, atraindo assim um número maior de empresas interessadas em investir no esporte”, afirma Eduardo Rezende, vice-presidente da BSB.
No estudo a BSB também mapeou os setores envolvidos com patrocínio esportivo. As instituições públicas lideram o ranking seguidos pelas empresas de comunicação e saúde. Companhias de construção civil e entidades bancárias finalizam o levantamento. No futsal, basquete e vôlei nota-se um maior aporte das prefeituras e governos estudais em equipes locais.
Rezende reforça que o estudo da BSB visa orientar as empresas a buscar o melhor formato e espaço no esporte para atingir o seu ROI. “O patrocínio esportivo vai muito além do que simplesmente colocar a marca estampada em determinada modalidade, contabilizando posteriormente quantas vezes a mesma apareceu nos diferentes meios de comunicação”. “É fundamental que se perceba as sinergias entre a marca e a propriedade esportiva para identificar quanto, como e onde investir em uma plataforma”, finaliza o executivo.
Sobre a BSB
Em mais de dez anos de atuação no mercado, a Brunoro Sport and Business possui em seu portfólio clientes como Eletrobrás, Semp Toshiba, Telefônica, Panasonic, Vivo, Samsung, Pão de Açúcar, Bombril, Red Bull, Bradesco, Nike, Hypermarcas, Eurofarma, Guaraviton e Banco BMG. Realizou a etapa brasileira do X Games em Foz do Iguaçu (PR) no ano de 2013, as Olimpíadas Escolares do Estado do Rio de Janeiro e inúmeros eventos de modalidades coletivas e individuais. Entre entidades e agremiações, a BSB já viabilizou contratos de patrocínio com a Confederação Brasileira de Basquete, Federação Paulista de Futebol, Santos Futebol Clube, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, entre outros, além de ter realizado consultoria para entidades como o SESC-Rio, Arena Castelão, Sociedade Esportiva Palmeiras, Esporte Clube Pinheiros, GT3, empresas privadas e outros. O quadro de sócios da companhia é composto por Marcelo Doria, como Presidente; Eduardo Rezende, como Vice-Presidente, Rodrigo Ubarana, como Diretor Financeiro e de Operações, e José Carlos Brunoro, como Presidente do Conselho da BSB.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090