Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Pesquisas

Comunicação brasileira está presente em livro internacional sobre gestão e relações públicas

06/12/2013

Executivos de relações públicas e educadores de todo o mundo reuniram-se para produzir o maior estudo já realizado de liderança em relações públicas até hoje. Conduzido pelo Plank Center for Leadership in Public Relations da The University of Alabama, o “Cross Cultural Study of Leadership in Public Relations and Communication Management” reflete as opiniões de cerca de 4.500 líderes globais de 23 nações em nove idiomas distintos. Foram apontados os principais problemas no campo, descrito como gerenciá-los e como afetam a liderança, bem como o que precisa ser feito para melhor desenvolver futuros líderes. Os respondentes identificaram as forças fundamentais que estão transformando a prática de relações públicas contemporâneas.  

E todo este material agora está sendo publicado em 336 páginas do livro “Public Relations Leaders as Sensemakers: A Global Study of Leadership in Public Relations and Communication Management”, editado na norte-americana Routledge por Bruce Berger e Juan Meng, com textos de 28 pesquisadores. Entre as organizações internacionais tornadas parceiras do trabalho estiveram a Aberje, a Universidade de São Paulo e a Universidade Luterana do Brasil, a Hong Kong PR Associação Profissional e a Universidade de Leipzig/Alemanha. O grupo brasileiro foi composto por Andreia Athaydes, Gustavo Becker, Paulo Nassar, Mateus Furlanetto e Rodrigo Cogo.

 

 

O livro inclui quatro seções. A primeira seção traz a base teórica para o projeto global. Logo depois, vem um relatório detalhado dos resultados da pesquisa on-line. A terceira parte fornece um olhar em liderança em relações públicas com base nas entrevistas qualitativas realizadas em 10 países e regiões, e é neste ponto que a equipe brasileira contribuiu com o artigo “Transcultural study on leadership in public relations and communication management: Results for Brazil”. A conclusão resume os resultados da investigação e discute suas implicações para a prática, educação e pesquisas futuras.

ORGANIZADORES - Bruce K. Berger é professor emérito de Publicidade e Relações Públicas da Universidade do Alabama e atua como Diretor de Pesquisa do Centro Plank para Liderança em Relações Públicas. Trabalhou por mais de 20 anos como profissional de relações públicas e executivo de The Upjohn Company e Whirlpool Corporation em mais de 30 países. Sua pesquisa ​​concentra-se na gestão de comunicação e liderança, comunicações para funcionários e as relações de poder dentro das organizações. Éautor de quatro livros editados e mais de 80 capítulos de livros e artigos acadêmicos e profissionais. Juan Meng é professor assistente de Publicidade e Relações Públicas na Faculdade Grady de Jornalismo e Comunicação Social da Universidade da Geórgia. Sua pesquisa se concentra na medição quantitativa de liderança de relações públicas, desenvolvimento de liderança em um contexto global, engajamento estratégico das partes interessadas e gestão da reputação corporativa nos mercados em evolução.

Veja mais sobre os dados brasileiros do estudo nesta matéria publicada no portal Aberje.

1464

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090