Um estudo realizado pela consultoria Burson-Marsteller mostrou que o número de empresas brasileiras que utilizam as redes sociais aumentou 25% desde 2010, chegando a um total de 88%. A pesquisa intitulada “Latin America Social Media Check”, considerou as principais redes sociais para o relacionamento com o consumidor, como Twitter, Facebook, Youtube, Blogs e Google Plus. O índice está acima da média da América Latina de 65% e da global, 87%.
Com o alto índice das empresas nas redes sociais, é indispensável o CRM (Customer Relationship Management), um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reúne vários processos\\tarefas de uma forma organizada e integrada. O CRM Social não é só uma realidade, mas uma necessidade para as empresas que se preocupam em manter um crescimento sustentável. “Há tempos a utilização das mídias sociais pegaram um caminho sem volta e hoje estamos no meio do resultado da disseminação dessas plataformas”, afirma Marco Zanardi, Diretor Comercial DotSoft, empresa especializada na implementação de soluções de gestão.
CRM para Mídias Sociais
Como ferramentas, as mídias sociais em qualquer empresa devem - além de apoiar o relacionamento com clientes e mercado de uma forma geral – alcançar alguns objetivos como ouvir o que os clientes estão dizendo, solucionar problemas apresentados por eles e obter o feedback em tempo real, detectando sentimentos e medindo impactos. O CRM social também é uma ferramenta indispensável para o marketing das empresas, já que promove novos negócios, engajamento entre a marca e o público alvo e gera reputação para a marca, fatores importantes.
Uma função básica do CRM Social é converter conteúdo em conversas nas mídias sociais. Essas conversas serão expandidas nas experiências de clientes, parceiros, e colaboradores e deverá se transformar em relacionamentos significantes com a empresa e o mercado. Com isso, as empresas tem um novo e poderoso canal de criação de relacionamento com o mercado, porém esse ciclo retroalimenta a geração de conteúdo e, se é criado experiências ruins, gera um péssimo relacionamento e não é mais possível gerar novo conteúdo positivo com facilidade. As mídias sociais geram experiências, mas as empresas querem saber também o que estas experiências geram em termos de marketing e vendas.
O que pode – e deve – ser feito é um bom plano de como entrar no mundo do CRM Social, que precisa passar obrigatoriamente pelo conhecimento. É preciso buscar, aprender e pesquisar como esses meios podem beneficiar a marca da empresa.
2199 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090