Em um novo relatório do ConsumerLab da Ericsson (NASDAQ: ERIC), área da empresa que estuda o comportamento do consumidor, usuários de smartphones em São Paulo, Pequim, Nova Iorque, Londres e Tóquio foram entrevistados acerca de seu interesse e do potencial de desenvolvimento de 18 novos serviços relacionados a aspectos importantes da vida na cidade.
O estudo solicitou aos usuários de smartphones que avaliassem novos conceitos de serviços relacionados à vida na cidade com os quais eles estão mais satisfeitos, como por exemplo, disponibilidade de lojas, restaurantes e opções de lazer, além de novos serviços, que incluem: guias sociais de restaurantes, um treinador digital em tempo real, recomendadores situacionais de compras, menus e reservas de mesa pelo celular e entrega de mercadorias no mesmo dia.
Indo mais a fundo nesses novos conceitos de serviços, o estudo perguntou se um serviço verificador de ingredientes de restaurantes era de interesse: enquanto 8% dos entrevistados acreditam que o serviço está disponível hoje, 61% esperam que ele seja um serviço normal disponível dentro de três anos.
O estudo também abrange áreas com as quais a maioria dos usuários expressou insatisfação, como centros de cuidados a crianças/idosos, comunicação com as autoridades e tráfego. No item novos conceitos de serviços, estão inclusos: redes de assistência social, permitindo uma comunicação fácil com os familiares por meio de qualquer dispositivo, um serviço móvel contextual para a cidade que forneça informações de autoridades locais com base na localização, e um planejador de viagens diárias, que otimize o calendário do usuário para reduzir ao máximo a necessidade de viajar.
Os entrevistados também indicaram que, por meio de seus smartphones, estão à procura de melhores serviços e melhor comunicação por parte das autoridades. Paralelamente, entre 10% e 15% dos jovens casais e pais acreditam que uma gama de serviços de assistência social habilitados pelas TIC já estão disponíveis em suas cidades, enquanto entre 64% e 68% acreditam que eles estarão amplamente disponíveis em três anos.
Júlia Casagrande, responsável pelo ConsumerLab da Ericsson, diz: “A demanda em massa por novos serviços de TIC pode, em apenas três anos, mudar a vida na cidade para além do que nós conhecemos hoje. Serviços de smartphones relacionados a compras, comer fora e encontrar entretenimento podem melhorar drasticamente a satisfação das pessoas com a vida nas cidades. Serviços de smartphone também podem aliviar a insatisfação e as expectativas para que sejam criados são altas no mercado”.
Julia continua: “Os resultados deste estudo demonstram que os consumidores acolhem a inovação em muitas áreas de suas experiências cotidianas na cidade”.
O tráfego é a fonte número um de insatisfação nas cidades e 47% dos proprietários de smartphones pesquisados manifestaram interesse em um navegador pessoal que forneça melhores informações sobre todos os meios de transporte. Quase metade (47%) dos proprietários de smartphones prevê que as operadoras móveis serão fundamentais em trazer o benefício deste serviço específico para a vida dos usuários.
O estudo coletou respostas de 7.500 usuários de smartphones, representando 40 milhões de cidadãos.
Leia o relatório completo aqui.
Faça o download do infográfico aqui.
Vida na cidade: http://www.ericsson.com/br/thinkingahead/networked_society/city-life
1203
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090