Na semana de realização do CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas - a consultoria global de gestão de negócios Hay Group divulga os resultados de sua recente pesquisa, conduzida com 508 profissionais de Recursos Humanos de 390 organizações. Os participantes responderam questionário com 48 perguntas, agrupadas em 16 fatores conforme metodologia de Efetividade da consultoria, com o objetivo de mapear o clima organizacional vivenciado pela área.
Os resultados revelam que a relação entre o RH e as empresas é positiva, com 79% dos respondentes de sentindo orgulhosos e 84% afirmando que os produtos e/ou serviços oferecidos pela organização são de alta qualidade. “Esses números mostram grande comprometimento e envolvimento desses profissionais com os negócios das empresas”, afirma Elton Moraes, consultor do Hay Group. O engajamento desses profissionais está ligado ao fato de uma grande parcela (87%) se sentir tratada com respeito e entender como o seu papel contribui para os objetivos da empresa (84%).
Quando o assunto é percepção sobre remuneração, o RH se destaca em relação ao mercado geral. Isso porque, mais da metade dos entrevistados (58%) afirmam que o seu salário está adequado com o trabalho que realizam, número 19% maior que o mercado geral. Além disso, 64% entendem que quanto melhor o desempenho, melhor será sua remuneração. No mercado, esse número é 17% menor. “Isso acontece porque os profissionais de Recursos Humanos têm maior conhecimento sobre as políticas de remuneração e benefícios”, explica Moraes.
Por outro lado, os resultados referentes à confiança e comunicação apresentam um cenário preocupante. Apenas 60% dos respondentes confiam na alta liderança da empresa, enquanto 58% consideram o direcionamento e as metas adequadas e 65% estão confiantes nas perspectivas futuras da empresa. “Essa falta de confiança pode ser agravada pelo fato de menos da metade dos respondentes, 46%, julgarem que a comunicação em suas empresas é aberta e transparente”, disse o consultor. “A falta de clareza e direcionamento e a confiança na liderança abalada impactam diretamente no comprometimento dos profissionais que é ligeiramente menor que os índices observados no mercado geral. Se pensarmos numa área de RH como representante e exemplo de boas práticas na gestão de pessoas, a expectativa era que esses índices fossem maiores”, completa.
Apesar de ser o responsável pelo processo de gestão de desempenho e por preparar/capacitar as pessoas nesse processo, a área ainda apresenta carência de profissionais nessa prática. Para 58% o superior imediato não o orienta e aconselha no desenvolvimento da carreira e apenas 41% recebem feedback claro e regular.
Outro ponto de atenção se refere à cooperação. Menos da metade dos profissionais afirmam que recebem apoio de qualidade das áreas que dependem e somente 52% afirmam que a empresa incentiva colaboração, troca de ideias e recursos entre as equipes. “Se considerarmos que o RH é uma área de apoio e suporte às demais áreas de negócios das empresas, esse fato se torna ainda mais critico”, disse Moraes.
Sobre o Hay Group: é uma empresa global de consultoria que trabalha com líderes para transformar estratégia em realidade. Com grande experiência em gestão empresarial e de pessoas, o Hay Group conta com equipe de consultores de excelência e está sempre na vanguarda, investindo fortemente em pesquisas. Hoje a consultoria tem 2.600 funcionários, distribuídos por 85 escritórios em 48 países e atendem mais de sete mil clientes. Além do trabalho de consultoria desenvolvido há quase 70 anos, desde o início de 2012, também tem uma nova área de atuação que oferece ferramentas online relacionadas para apoiar as principais atividades recorrentes de recursos humanos. Essas soluções trazem a expertise do Hay Group, com preço competitivo e produtos de fácil utilização através de plataformas eletrônicas.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090