A Fiat lidera o ranking quando o assunto é diálogo com o público em sua fan page oficial no Facebook. A montadora italiana obteve o melhor índice (0,123) segundo sondagem realizada pela Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial entre as 50 maiores companhias do país segundo ranking da Revista Exame. A análise foi feita em páginas institucionais disponíveis nesta plataforma de rede social digital no período de janeiro a março de 2013. Foram apontados índices de diálogo e de engajamento.
O índice de diálogo contempla o número total de compartilhamentos por post efetuado nas páginas oficiais. Dos cerca de 300 posts realizados de janeiro a março deste ano, a Fiat obteve 234.183 compartilhamentos. Em segundo lugar, está a BRfoods/Sadia com índice de diálogo com o público de 0,120. O terceiro lugar no ranking é ocupado pela Volkswagen com índice de 0,090. Entre as 15 líderes de diálogo também estão: Casas Bahia, GM, Ford, Globo, Vivo, TAM, Petrobras, Claro, Renault, Nextel, Samsung e TIM (ver imagem abaixo). “Essas empresas mostram que estão promovendo debates amplos por meio de suas narrativas no Facebook”, explica Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor doutor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Segundo ele, o grau elevado de compartilhamento transforma o que seria uma mensagem unidirecional em um verdadeiro diálogo.
O índice de engajamento contempla o número total de curtições por post efetuado. A página da Rede Globo de Televisão no Facebook é líder neste quesito entre o seu público. A pesquisa mostra que a emissora inseriu uma média de 392 posts e obteve 624.083 curtições dos seus seguidores, perfazendo, assim, o maior índice de engajamento da sondagem (0,523). O segundo lugar é ocupado pela Fiat, com um índice de engajamento de 0,410. A empresa inseriu 301 posts e obteve 780.049 curtições no período analisado. O terceiro lugar é da Sadia com o índice de 0,313. A companhia inseriu 250 postagens e obteve 682.845 mil curtições (ver ranking completo abaixo).
Nassar comenta que, ao clicar o botão de curtir, o internauta mostra o seu engajamento com uma determinada narrativa da empresa. “As organizações podem perceber quais das suas mensagens geram maior ou menor compromisso entre os seus públicos”, complementa. Em sua opinião, os números revelam que os internautas preferem mensagens institucionais em detrimento das comerciais. Um exemplo é a página das Casas Bahia no Facebook. Apesar de ter um volume alto de postagens e de fãs, o índice de engajamento de suas narrativas alcançou apenas 0,264, ocupando a quinta posição no ranking.
Ranking completo de diálogo no Facebook, segundo Aberje:
Ranking completo de engajamento no Facebook, segundo Aberje:
O Jornal Estado de S.Paulo já deu repercussão ao estudo da Aberje. Uma matéria foi publicada no Caderno Economia na edição desta segunda-feira, dia 13 de maio de 2013, assinada pela jornalista Nayara Fraga. O material está reproduzido abaixo.
2692
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090