Uma pesquisa realizada pela FNQ com 30 finalistas e vencedoras da etapa Estadual do Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios revelou que 97% das empresárias acreditam que o País propicia grandes oportunidades aos empreendedores. Para as entrevistadas, o governo enxerga as pequenas empresas como prioridade e tem tomado medidas para auxiliar a abertura de novos negócios, segundo 60% das respondentes. Ainda de acordo com a pesquisa, 70% das empreendedoras disseram que a temática dos novos negócios tem sido cada vez mais discutida pelo poder público por meio de incentivos para a abertura de empresas de pequeno porte no Brasil.
O levantamento também mostrou que, além de incentivos nacionais realizados para ampliar o a participação dos pequenos negócios na economia, o estado em que está situado o negócio também é importante para o desenvolvimento de uma nova empresa. Para 70% das empresárias, os esforços estaduais, que ocorrem por meio de ações de incentivos e parcerias com entidades privadas e públicas têm tornado o empreendedorismo possível.
Segundo Jairo Martins, superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), é fundamental a participação do Estado e da sociedade na adoção de medidas que ampliem o papel das pequenas empresas na economia do País, melhorando a sua gestão e impactando na sua competitividade. “As micro e pequenas empresas ainda enfrentam dificuldades em adotar planejamentos, realizar análises de cenários e medir resultados, fatores que seriam resolvidos com a adoção de um modelo de gestão, visando aumentar sua competitividade e garantir maior longevidade”, acredita.
Preocupação com a gestão
O estudo também constatou que 93% das entrevistadas costumam buscar conhecimento sobre seus clientes com frequência, tendo em vista implantar ações que possam ser úteis para o seu público-alvo. Cinquenta e três por cento consideram que o nível de conhecimento sobre o seu cliente é alto, enquanto, 43% acreditam que este nível de informação é mediano. Outra questão apontada na pesquisa é a preocupação com o Meio Ambiente: o levantamento revelou que 80% das entrevistadas possuem atividades relacionadas ao meio ambiente na sua empresa. Já 90% apontaram que realiza ações sociais, entre elas, atividades que envolvem a comunidade local.
O levantamento foi realizado com empresárias que disputaram a etapa Nacional do Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios, premiação voltada a empreendedoras brasileiras cujos negócios têm faturamento anual de até R$ 3,6 milhões e tem como objetivo identificar, selecionar e premiar os relatos de vida de empresárias que transformaram seus sonhos em realidade e são exemplos para outras mulheres. O Prêmio é realizado pelo SEBRAE, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW Brasil) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Sobre a FNQ
Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independente do porte ou setor. Ao disseminar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e promover a capacitação de profissionais, a FNQ auxilia as empresas na implantação de um programa permanente de excelência da gestão, que gera resultados concretos para toda a organização. Desta maneira, contribui com o aperfeiçoamento do negócio e, consequentemente, o aumento da competitividade das empresas. Como reconhecimento a essa busca pela excelência, a FNQ promove o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que identifica e premia anualmente as melhores práticas de gestão das organizações brasileiras.
1192 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090