Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Pesquisas

Estudo do DatAberje sobre comunicação interna é alvo de matéria no Jornal Brasil Econômico

26/10/2012

Dados da pesquisa “Comunicação Interna 2012”, conduzida pelo DatAberje, em parceria com o instituto DMR Consulting, foi alvo de matéria no jornal Brasil Econômico na edição de 25 de outubro de 2012. O texto é assinado pela jornalista Priscilla Arroyo, sob o título “Mulheres lideram a comunicação corporativa”. O estudo foi realizado com 179 empresas associadas à entidade, de diversos segmentos e setores da economia, entre as 1.000 maiores organizações do País. 

Veja parte do conteúdo na reprodução abaixo, ou então diretamente no portal da publicação.

 

Pesquisa

Mulheres lideram a comunicação corporativa

Priscilla Arroyo   (parroyo@brasileconomico.com.br)
25/10/12 15:44

 
Paulo Nassar: Feministas de hoje aliam instinto maternal com capacidade profissional

Paulo Nassar: Feministas de hoje aliam instinto maternal com capacidade profissional

 
 

De acordo com levantamento da Aberje, 74% dos cargos de alta gestão na área de comunicação das maiores empresas do Brasil são ocupados pelo sexo feminino.

Liderança, habilidade em lidar com pessoas e calma. A união dessas qualidades, imprescindíveis para o cargo de liderança na comunicação corporativa, são inerentes à maioria das mulheres.

Por isso, elas dominam o comando desses departamentos nas grandes empresas do país.

Um levantamento da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) aponta que 74% das posições de diretoria, gerência e coordenação das corporações de maior porte no país são liderados pelo sexo feminino.

"As mulheres praticam um feminismo diferente do que vimos na década de 1960, com a queima de sutiãs. Hoje, elas batalham para mostrar que são capazes de fazer um bom trabalho aliando o instinto maternal com a capacidade profissional", diz Paulo Nassar, presidente da entidade.

Ele afirma que a flexibilidade feminina faz toda a diferença na hora de lidar com as demandas que a comunicação corporativa propõe.

"Os homens geralmente são mais inflexíveis e querem impor autoridade. Isso geralmente atrapalha a relação com outros departamentos da empresa", avalia.

A pesquisa, que foi realizada com 179 empresas associadas à Aberje, mostra ainda que essa liderança feminina é jovem. Cerca de 70% dos gestores de comunicação têm entre 25 e 40 anos de idade.

"Podemos dizer, portanto, que o segmento está na vanguarda da economia brasileira", conclui Nassar.

2027

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090