A Nielsen IBOPE, empresa de pesquisa que fornece ininterruptamente desde setembro de 2000 ao mercado brasileiro o relatório mensal de audiência de internet, anuncia uma reformulação em seu sistema de medição.
As melhorias abrangem a administração da amostra, a criação de uma nova interface para a consulta dos números e a incorporação de novas métricas de análise dos dados.
Essas mudanças no sistema de medição de internet vêm sendo discutidas globalmente com comitês internacionais da Interactive Advertising Bureau (IAB), para atender a exigências da indústria, tanto de clientes quanto de associações e órgãos certificadores e exigiu investimentos locais e globais de vários milhões de dólares da Nielsen.
A amostra seguirá critérios ainda mais rigorosos de controle de qualidade, eliminando diariamente do painel online os usuários de internet inativos (os que só utilizam smartphones para ficar online, por exemplo) para permitir que as medições fiquem ainda mais precisas.
“A forma como a Nielsen IBOPE recolhe e interpreta os dados foi aprimorada para dar conta das mudanças no comportamento do consumidor online, que agora é multiplataforma e usa a internet em mais de um meio", disse Thiago Moreira, diretor da Nielsen IBOPE. "O consumidor está mudando e nós temos de acompanhar essas alterações também nas pesquisas para a assegurar que estamos entregando a nossos clientes o retrato mais preciso do consumo de internet no Brasil".
O aperfeiçoamento da interface vai facilitar a integração com a ferramenta de acompanhamento do desempenho de campanhas publicitárias, o Nielsen Online Campaign Ratings (OCR), que já entrega ao mercado brasileiro resultados dos anúncios online com métricas de GRP e TRP, comparáveis às da televisão.
Segundo o presidente do Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), Rafael Davini, “as pesquisas de qualidade são importantes para tomadas de decisão e o aprimoramento das métricas é necessário para que o comportamento do consumidor online possa ser mais bem captado por esses levantamentos e analisado pelo mercado.”
A nova interface usada pelos clientes para consultar os dados da pesquisa de audiência da Nielsen IBOPE apresenta uma série de melhorias em relação à plataforma anterior. Os clientes agora poderão realizar consultas personalizadas, com maior possibilidade de cruzamentos e customização das análises. Entre estas melhorias, está a capacidade de filtrar relatórios de audiência de sites por grupo demográfico em todas as métricas.
As métricas que foram incluídas vão facilitar a análise mais aprimorada da evolução da audiência dos sites. Além de usuários únicos, alcance, tempo, sessões e páginas, os clientes passam a dispor também de métricas como minutos por sessão, segundos por página vista e percentuais de distribuição (share) de páginas vistas e de tempo gasto. Novas métricas também foram incorporadas nos relatórios que mostram a audiência comum e a não duplicada entre dois ou mais sites (overlaps) e nos relatórios de origem e destino da audiência, que indicam os usuários que foram de um site para outro (referral/destination).
Essas mudanças já estão disponíveis a partir de 15 de outubro para os clientes assinantes da pesquisa.
Sobre a Nielsen IBOPE
A Nielsen IBOPE é uma joint-venture entre a Nielsen e o IBOPE Media. Líder mundial em mensuração do comportamento dos usuários da internet, a Nielsen está presente em dez países e conta com o maior painel de internautas do mercado, com mais de 400 mil colaboradores (18.661 no Brasil, em maio). A Nielsen IBOPE, por meio de uma tecnologia proprietária, mede as atividades dos usuários na web, o movimento publicitário online e fornece dados sobre a internet no Brasil e no mundo.
Sobre a Nielsen
Nielsen Holding N.V. (NYSE: NLSN) é uma empresa global de informação e pesquisa com posições de liderança nos mercados de marketing e informação do consumidor, televisão e mensuração de outros meios de comunicação, inteligência online e pesquisa de celulares. A Nielsen está presente em, aproximadamente, 100 países, com sedes em Nova Iorque, EUA, e Diemen, Holanda - Países Baixos. Para mais informações, por favor, visite www.nielsen.com.
Sobre o IBOPE
Multinacional brasileira de capital privado, o IBOPE é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina e fornece um amplo conjunto de informações e estudos sobre mídia, internet, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado. Seus principais negócios estão concentrados nas empresas IBOPE Media e IBOPE Inteligência.
1337 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090