Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Pesquisas

Interbrand lança 4º relatório Best Retail Brands

09/04/2014

A Interbrand, consultoria de marca líder no mundo, responsável pelo ranking Best Global Brands e Marcas Brasileiras Mais Valiosas lança o 4º relatório global dedicado ao setor de varejo.

O relatório Best Retail Brands lista as top 20 marcas de varejo da América Latina, as top 50 marcas de varejo da Europa, as top 30 marcas de varejo da Ásia-Pacífico e as top 50 marcas de varejo da América do Norte, de acordo com o seu valor de marca.

O Walmart é a marca de varejo mais valiosa entre todas as quatro regiões, com o valor de marca de USD$131,877 bilhões. As marcas abaixo estão no topo do ranking em cada uma das regiões:

  • Natura - USD $3,156 billhões (América Latina)
  • H&M – USD $18,168 bilhões (Europa)
  • Walmart – USD131,877 bilhões (América do Norte)
  • Woolworths - USD $4,948 bilhões (Ásia-Pacifico)

“Olhando especificamente para a América Latina, a indústria do varejo tem visto mudanças relevantes pelo aumento do consumo da crescente classe média. Apesar do cenário econômico incerto, da desvalorização cambial e de um cenário político e social instável, as marcas de varejo da América Latina se mantiveram relevantes.” analisa André Matias, Diretor de Estratégia, Head of Brand Valuation da Interbrand Brasil.

De compras pelo celular a provadores de roupa virtuais, as marcas de varejo mais valiosas do mundo estão recriando a jornada do consumidor através de um olhar digital. Este estudo também indica que os principais varejistas estão olhando além de seu core business para ganhar vantagens competitivas. Eles usam as inovações digitais para conectar as operações físicas e online, desenvolvendo um entendimento estratégico das informações de venda. Encontrando assim,as necessidades e desejos dos clientes cada vez melhor e mais rápido.

 “Adaptar os formatos de varejo para inserir a preferência dos consumidores pelo e-commerce está se provando como a chave do sucesso para muitos varejistas ao redor do mundo,” analisa Jez Frampton, CEO Global da Intebrand . “Em um cenário global de rápida evolução, as marcas de varejo precisam ser mais ágeis, flexíveis, e responsáveis do que antes. As vencedoras não vão só desbravar o varejo digital, elas se tornarão extraordinárias por conta disso.”

 

Achados relavantes nas principais categorias de varejo

Vestuário: Lojas tradicionais expandem, e-commerce inova.

  • O grande sucesso de marcas de vestuário pode ser atribuído a sua enorme escala junto aos seus atributos de marca únicos e suas estratégias. Além da grande presença, marcas líderes conseguem habilmente manter-se no topo das tendências, alimentando o apetite dos consumidores nas mídias sociais. Players que operam somente online estão cada vez mais criando interações físicas com seus clientes, como lojas pop up, showrooms e quiosques, aumentando assim sua relação com o consumidor.
  • Na América Latina, a marca brasileira Hering (#13) tem mais de 130 anos no mercado e criou sua identidade com o povo brasileiro, se reinventando constantemente. Porém, nunca perdeu sua identidade de conforto, acessibilidade e qualidade. Hoje, com o seu valor percebido maior, tem planos de aumentar o preço médio dos seus produtos, com a ampliação da oferta de peças com preços mais elevados. Mas sempre mantendo a boa relação custo-benefício. O modelo de franquias não a impede de manter sua consistência – as lojas apresentam um universo visual bem definido, alinhado com o e-commerce e com toda a comunicação da marca – simples e objetiva, sempre criando percepções claras e alto grau de entendimento.
  • A Arezzo (#20) é a maior marca de calçados femininos da América Latina e continuou sua expansão ao longo de 2013 investindo em novas lojas e criando presença nas redes sociais. Atestando sua reputação online, a Arezzo tem 1.3 milhões de fans no Facebook e ficou em 4º lugar no indexSocial 2013, ranking focado em engajamento nas redes sociais.

 

Eletrônicos: A batalha por market share muda para o e-commerce.

  • A maioria das marcas de consumo de eletrônicos caiu em relação ao valor de marca esse ano. Os varejistas por todo o mundo enfrentaram um ambiente de feroz competição; os principais desafios incluem a diminuição da lealdade dos clientes e encolhimento das margens de lucro. Visando quebrar as barreiras entre lojas físicas e lojas onlines, as marcas líderes estão focando seus esforços nas suas estratégias omnichannel.
  •  Após abandonar a estratégia de comunicação focada em descontos “Tudo pelo mehor preço” em 2010, o varejista de eletrodomésticos Ponto Frio (#19) está construíndo uma estratégia premium. O posicionamento ainda está evoluindo, porém, a marca está focada no crescimento da classe media e em classes mais altas com uma identidade visual mais fresca e um novo slogan: “Viva a inovação”.  Apesar do bom trabalho realizado nas redes sociais, o novo posicionamento ainda está em processo de consolidação. As ações para sua construção ainda estão no começo, como revisão do portfólio, inauguração de lojas-conceito e desenvolvimento de novas campanhas.

 

Supermercados: Concorrência acirrada, fragmentação e desafios de formato.

  • Os varejistas de supermercado estão se reinventando de acordo com o desejo de compras dos consumidores. As mudanças incluem tecnologia para celular, entregas em casa, as diferenças de renda dos consumidores e a estratégica necessidade de ter um e-commerce.
  • O valor da marca Pão de Açúcar se deve a habilidade de entregar “Felicidade”. Assim, preenche uma posição premium, o que justifica um preço médio maior do que grandes cadeias de supermercados. Disposto a adotar modelos de varejo que nunca foram testados no mercado brasileiro, a expansão do Pão de Açúcar delivery, o lançamento do modelo de drive thru e sua loja virtual demonstram o compromisso do Pão de Açúcar com inovação.

 

Hipermercados: Lojas online e caixas menores.

  • Os consumidores adoram grandiosidade, preços baixos todos os dias e lojas cheias de produtos e bens de consumo. Mas os comportamentos estão mudando. Os grandes varejistas precisam lutar cada vez mais para atrair os consumidores de baixa renda que construíram as maiores marcas de varejo do mundo.
  • O Walmart (#1 no ranking da América do Norte) enfrenta os mesmos desafios em todo o mundo: concorrência de preço com marcas de e-commerce – particularmente a Amazon – e a crescente popularidade de lojas da categoria de conveniência – como as Lojas Americanas (#10 no ranking da América Latina). A gigante do varejo sofreu internacionalmente. Fechou lojas no Brasil e na China e está restruturando sua estratégia na Índia. Com um novo CEO Global para trazer o negócio de volta aos trilhos, o Walmart também está investindo em compras por celular e e-commerce.
  • O Extra (#12) continua sendo a marca mais forte do Grupo Pão de Açúcar, representando aproximadamente 33% da receita do grupo. O posicionamento “Por uma vida mais família”, lançado em 2011, continua a ser expressado em todos os pontos de contato da marca, da TV à internet. Como o Extra enfrenta grande competição de marcas em sua categoria que enfatizam preços e promoções, o desafio é se diferenciar por uma abordagem mais emocional. No espaço digital, a presença da marca está se tornando mais forte. Em um recente movimento, o portal Extra.com evoluiu de um site padrão de varejo para um shopping virtual, comparável ao Amazon.com. A marca também expandiu o minimercado Extra nos bairros, suprindo a demanda por lojas e criando grande proximidade com os consumidores.

“Consistência ainda é importante mas não o suficiente: marcas fortes são adaptáveis e respondem de acordo com o ambiente em que estão,” conclui Daniella Giavina-Bianchi, Diretora Executiva da Interbrand no Brasil. “A experiência nas lojas vai além da incorporação dos 5 sentidos: para tirar o consumidor de casa é necessário unir o melhor da arte, design, comércio, tecnologia e psicologia do consumidor. Ominichannel já virou palavra da moda. O que importa é a criação de varejistas conectados para consumidores conectados”

 

 

Best Retail Brands 2014 – América Latina

 

Informações detalhadas sobre as 4 regiões incluindo América do Norte, Europa, Ásia Pacífico e América Latina estão disponíveis em:  http://www.interbrand.com/en/BestRetailBrands/2014/best-retail-brands-2014.aspx

Para informações sobre os critérios de inclusão e metodologia, visite: http://www.interbrand.com/en/BestRetailBrands/2014/best-retail-brands-methodology.aspx

 

Sobre a Interbrand

A Interbrand surgiu em 1974, quando a palavra marca ainda era um sinônimo para logotipo. Com o tempo esse conceito se ampliou e a importância e o valor de uma marca passaram a ser considerados vitais na imagem de uma empresa. Durante 40 anos de trabalho em consultoria de marcas, a Interbrand mudou essa visão, criando e gerenciando marcas como um ativo de negócios.
Presente em todos os continentes e com aproximadamente 40 escritórios em 29 países, a Interbrand acredita que marcas têm o poder de mudar o mundo, e usa imaginação, inteligência e inspiração para criar meios para que isso aconteça.

No Brasil desde 2000, a Interbrand trabalha em três grandes áreas: estratégia, identidade e avaliação de marca. Cada uma delas representa uma fatia importante da construção da imagem de uma empresa.
Entre os maiores cases mundiais da Interbrand estão Carrefour, Fnac, Samsung, Walmart, P&G, BMW, entre outros. No Brasil, pode-se destacar marcas como Itaú, Odebrecht, Votorantim, Usiminas, Alpargatas, Petrobras, BRF e Bunge.

Você pode conferir o ranking completo e as análises no www.bestretailbrands.com. Acesse também o blog da Interbrand no www.interbrandsp.com.br

2190

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090