Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Pesquisas

ConsumerLab da Ericsson identifica necessidades de uma vida conectada

16/01/2014

O mercado de serviços digitais está oferecendo continuamente novas aplicações e soluções que permitem aos usuários se comunicar, socializar, encontrar informações e fazer compras online. O ConsumerLab, área da Ericsson (NASDAQ: ERIC) que estuda o comportamento do usuário, avaliou as necessidades dos novos consumidores, bem como uma série de conceitos de serviços destinados a satisfazê-los.

Por meio de entrevistas com usuários de smartphones em três mercados – Brasil, Indonésia e Estados Unidos – o ConsumerLab identificou sete principais necessidades, que são vistas como cruciais para o sucesso de novos serviços. São elas:

1)    Acesso instantâneo em todos os lugares – para se adequar ao seu estilo de vida on-the-go, os usuários esperam ter acesso a uma gama de serviços sob demanda e em tempo real.

 

2)    Personalize o meu mundo – as pessoas estão cada vez mais exigindo serviços e alertas personalizados que se adequem ao seu estilo de vida.

 

3)    Hora de desligar – os consumidores irão usar a tecnologia para equilibrar a mentalidade always-on (sempre conectado), ao criar ativamente oportunidades para desconectar e relaxar. Os consumidores manifestaram interesse em serviços que possam ajudá-los a fazer isso.

 

4)    Produtividade assistida – as pessoas estão interessadas em serviços que possam gerenciar e coordenar os seus horários.

 

5)    Cada vez mais juntos – nas suas vidas ocupadas, amigos e parentes irão

cada vez mais confiar na tecnologia para se manter em contato, onde quer que estejam.

 

6)    Consumidores no controle – as pessoas querem manter o controle dos seus gastos, do uso de dados e das atualizações de novidades, permitindo-lhes passar mais tempo com as coisas importantes da vida.

 

7)      Localização pessoal – os consumidores expressaram a necessidade de obter informações relevantes para o local onde estão em um dado momento.

 

O ConsumerLab testou vários novos conceitos de serviço em grupos de discussão em todos os mercados estudados. Um denominador comum para estes conceitos é que eles ajudem os consumidores a reduzir a complexidade, economizar tempo e reduzir o estresse por meio de uma gestão centralizada, proporcionando um melhor controle de gastos e uso. Além das sete principais necessidades encontradas no estudo, os principais resultados incluem:

  • Os consumidores esperam simplicidade dos serviços ditos intuitivos, e que possam se integrar perfeitamente com o comportamento geral dos consumidores.
  • A fim de serem vistos como verdadeiramente móveis, os serviços precisam ser personalizados em tempo real, de acordo com o tempo e a localização do consumidor.
  • As exigências dos consumidores irão abrir novas oportunidades de mercado, forçando os players do cenário conectado a olharem além das ofertas existentes.

Ao mesmo tempo que os usuários em todos os três mercados usam ativamente a internet por mais de três horas por dia, a conectividade, suas demandas e a disposição para pagar por serviços varia muito entre os três países. 

Júlia Casagrande, especialista do ConsumerLab da Ericsson no Brasil, diz: " 69% dos entrevistados na pesquisa demonstraram interesse em planos de dados compartilhados. Além disso, as assinaturas inteligentes, que oferecem uma visão geral das assinaturas e do uso real em um único lugar também é bem vista por  59% dos entrevistados”.

Já no Brasil, segundo mercado mais maduro analisado, 27% dos entrevistados demonstraram que a conectividade é o principal fator para futuras combinações de ofertas de serviços digitais. “Por conectividade engloba-se a alta velocidade da conexão e excelente cobertura, seguido de serviços de compra, incluindo pagamentos via smartphone, rastreamento das transações e um assistente de compras online, fazendo destes, os principais motivadores da preferência dos usuários brasileiros para possíveis combinações de futuros serviços digitais”.

O estudo mostra que boa conectividade em todos os lugares é o principal fator para estimular os consumidores a adotar serviços futuros, correspondendo a mais de um quarto da preferência dos entrevistados. Em seguida, vêm os serviços de compras, incluindo pagamentos com smartphones e gestão de finanças pessoais.  

Relatório Estilo de Vida Conectado
Todos os relatórios do ConsumerLab


Sobre o ConsumerLab
O Ericsson ConsumerLab gera informação por meio de um programa global de pesquisa de consumo, com base em 100 mil entrevistas a cada ano em mais de 40 países e 15 megacidades – representando estatisticamente a opinião de 1,1 bilhão de pessoas.

 

A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços de comunicações.  Possibilitamos a Sociedade Conectada com soluções eficientes e em tempo real que nos permitem estudar, trabalhar e viver nossas vidas de uma forma mais livre e em sociedades sustentáveis no mundo todo.

 

Nossa oferta inclui serviços, software e infraestrutura de TIC para operadores de telecomunicações e outros setores. Hoje, 40% do tráfego móvel mundial passa pelas redes da Ericsson, e oferecer suporte a redes de clientes que atendem mais de 2,5 milhões de assinantes. 

 

Somos mais de 110.000 pessoas que trabalham com clientes em mais de 180 países. Fundada em 1876, a Ericsson está sediada em Estocolmo, Suécia. Em 2012, as vendas líquidas da empresa foram de 227,8 bilhões de coroas suecas (US$ 33,8 bilhões). A Ericsson está listada na NASDAQ OMX, em Estocolmo, e na NASDAQ em Nova York.


1259

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090