O reinício das atividades da turma semanal do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial, resultado de parceria entre a Aberje e a ESEG, acontece no dia 4 de fevereiro de 2014 com a disciplina “Gestão de Eventos Empresariais”, desenvolvida por Gilda Fleury Meirelles.
Na última década, a gestão de eventos deixou de ser uma área de atuação de amadores dedicados e habilidosos, para se tornar um campo de profissionais treinados e qualificados. Existem diversas razões para essa mudança. Em primeiro lugar, a gestão de eventos surgiu como uma profissão que abrangia uma série de atividades diversas antes vistas como áreas distintas. Tais atividades incluem festivais, eventos esportivos, conferências, eventos turísticos e corporativos. Essa mudança levou à necessidade de uma metodologia que fosse ampla o suficiente para atender a essa grande variedade de tipos de eventos, mas que também fosse flexível o suficiente para abranger as necessidades e diferenças individuais. Em segundo lugar, os ambientes em que os eventos operam e as expectativas dos participantes se tornaram muito mais complexos e exigentes. Essa mudança levou, também, à necessidade de uma metodologia consistente que responda bem às mudanças, além de ser capaz de considerar e gerenciar riscos. Em terceiro lugar, o envolvimento dos governos e das empresas privadas em eventos aumentou muito, em termos tanto das organizações que montam eventos de seu próprio interesse quanto das empresas e dos governos que investem nos eventos através de patrocínio e doações. Tal mudança levou à necessidade de sistemas de gestão que fossem capazes de medir e garantir o retorno do investimento.
Em resposta a esses desafios, o setor de eventos desenvolveu, de forma relativamente rápida, um arcabouço de conhecimento das melhores práticas do setor. Para isso, recorreu a outras disciplinas, adaptando seu conhecimento ao contexto dos eventos. O objetivo da disciplina é fornecer aos participantes a possibilidade de aprimorar o conhecimento sobre as etapas fundamentais para a realização de um evento de organizacional e desenvolver sua capacidade de gestão, detectando as oportunidades do setor, transformando-as em ação positiva e retorno mensurável.
Gilda Meirelles é bacharel em Comunicação Social e Relações Públicas pela Faap/SP, Doutora Honoris Causa pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero/SP, e professora, consultora e assessora de comunicação empresarial, protocolo, cerimonial e eventos. É sócia-diretora do Ibradep - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Comunicação, Capacitação Profissional e Empresarial.
Para mais informações sobre inscrição na próxima turma, consulte http://www.aberje.com.br/mba. Ou então, entre em contato pelo email secretariamba@aberje.com.br e ainda no fone 11-3662-3990 ramal 244 com Adriano Oliveira.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090