A turma 3 do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial, resultado de parceria entre a Aberje e a ESEG, recebe o consultor Claudio Cardoso para um seminário especializado. Trata-se de um recurso para garantir dinâmica e atualidade ao currículo fixo da pós-graduação, sempre realizado com profissionais de destaque no mercado e com atuação também em pesquisa acadêmica. A atividade acontece a partir das 19h do dia 23 de novembro de 2012 no Instituto Aberje em São Paulo/SP.
Claudio Cardoso é pós-doutor em comunicação pela George Washington University (EUA), professor visitante da ECA USP e do Pôle Universitaire Leonard de Vinci/França. Foi diretor de comunicação do Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região, da Amcham Salvador e do capítulo Bahia da Aberje. Criou e dirigiu o Fórum de Inovação da Bahia, em parceria com FGV EAESP. É professor associado da Faculdade de Comunicação da UFBA. Atua como consultor em várias organizações nacionais e multinacionais em comunicação estratégica. Autor de vários livros e artigos publicados em algumas das mais prestigiosas edições da comunicação organizacional. Integra vários conselhos consultivos, editoriais e científicos. Foi eleito Personalidade em Comunicação Organizacional Nordeste em 2006 pela Aberje. Recebeu do Departamento de Estado dos EUA o título “Bridge Builder” em 2009.
Ele pretende discutir como reverter o paradigma da reação ao negativo para um discurso positivo sobre a marca. A grande maioria das crises de imagem poderiam ter seus efeitos significativamente reduzidos por meio de ações preventivas, afinal, segundo o renomado Institute for Crisis Management, apenas 14% das crises são inesperadas, o que indica que, quando uma crise ocorre, em 86% dos casos a empresa deveria estar preparada para ela. A gestão planejada do risco da imagem institucional significa uma mudança do antigo paradigma de reação ao negativo, tão comum nas metodologias de gestão de crises e em Media Training, em direção a uma atitude preventiva, orientada à produção de discursos positivos sobre a organização, dentro e fora dela.
A ideia é estimular a adoção do princípio da avaliação e da mensuração da comunicação, e dos níveis de exposição da marca, como prática cotidiana da organização, e do hábito do registro e
acompanhamento sistemáticos das ações de comunicação, internas e externas. Adicionalmente, oferecer uma visão de novos instrumentos de monitoramento capazes de demonstrar a importância estratégica do investimento planejado em comunicação, visando à mobilização dos parceiros de negócio para a mitigação de riscos e a criação de discursos positivos da marca.
Em sua metodologia, está previsto acessar vários casos e algumas das melhores práticas de comunicação organizacional preventiva, além de analisar e debater exemplos de gestão de risco trabalhados. Serão apresentados casos da Odebrecht, Dow, UFBA, TRT 5ª Região, Eurostar e outros.
O seminário é exclusivo para alunos do MBA. Para mais informações sobre o curso e também para acompanhar o lançamento de novas turmas, veja em http://www.aberje.com.br/mba. Ou então, entre em contato pelo email secretariamba@aberje.com.br e ainda no fone 11-3662-3990 com Fabiany Menegossi.
2616 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090