A metodologia do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial, resultado de parceria entre a Aberje e a ESEG, é bem variada. Além de aulas convencionais, com diversas técnicas de aprendizagem com professores qualificados, há outros tipos de atividades para consolidar o conhecimento dos alunos sobre temas contemporâneos e para oportunizar contato diversificado com profissionais de mercado.
Uma das maneiras de garantir um currículo dinâmico são os seminários especializados, e a uma oportunidade para a turma 1 do MBA acontece no dia 23 de março de 2012, dentro da disciplina Visão Estratégica da Comunicação Empresarial, através da presença da professora doutora Juliana Sabbatini. Ela fala sobre “Governança Corporativa e Comunicação Empresarial”.
A ideia proposta para essa sessão é apresentar e debater o conceito relativamente novo de que as políticas de comunicação organizacional aliadas às práticas de governança corporativa poderiam contribuir para a construção de um cenário e de uma imagem positiva da empresa, ou seja, sua reputação. Esta reputação e credibilidade atuariam como imãs na atração dos investidores, na diminuição dos custos de capital, na manutenção e expansão da demanda, na motivação dos funcionários, na geração de publicidade favorável na mídia e, por consequência, poderia influenciar positivamente o desempenho econômico e financeiro das empresas. Desta forma, a interlocução da comunicação organizacional e da governança corporativa buscaria apontar direções para uma maior integração entre a empresa contemporânea e seus diversos stakeholders. Acredita-se que tal integração teria reflexos positivos sobre a reputação e a credibilidade da empresa, além de possibilitar maior valorização de suas ações e, desta forma, responder melhor às profundas transformações e mudanças ocorridas principalmente a partir das duas últimas décadas do século XX, pensando não somente na questão da concorrência, na luta por espaços no mercado; mas também na busca pelo capital especulativo, que acabou por estimular situações de valorização imediata das ações das empresas, em detrimento das políticas de longo prazo, dos interesses dos pequenos acionistas e das políticas de gestão. Tais pensamentos estão sendo desenvolvidos mais entre os administradores e menos entre os comunicadores, sendo que estes são peças-chave neste processo.
Assim, o objetivo é traçar um panorama sobre a governança corporativa e mostrar a forte intersecção e dependência dos processos comunicacionais. A metodologia envolve reflexão teórica e estudos de caso e aplicação de questionários para análise do próprio ambiente corporativo dos alunos (análise dos processos de gestão, das políticas de comunicação e das práticas de governança corporativa). Serão trabalhados alguns testes de análise da estrutura organizacional da empresa, o estágio da comunicação empresarial e o grau de boas práticas de governança corporativa.
MINISTRANTE – Juliana possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – Escola de Comunicações e Artes, defendeu tese com o título “Comunicação Organizacional e Governança Corporativa: uma intersecção possível?”.
Atualmente é professora na Facamp – Faculdades de Campinas. Tem experiência na área de Comunicação Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: processos comunicacionais, sustentabilidade e governança corporativa. Além disso, possui um amplo conhecimento sobre teoria geral da administração e a evolução da empresa capitalista.
Para mais informações sobre inscrição na próxima turma do MBA, cujas aulas estão previstas para começar em agosto de 2012, consulte http://www.aberje.com.br/mba. Ou então, entre em contato pelo email secretariamba@aberje.com.br e ainda no fone 11-3662-3990 com Fabiany Menegossi.
1342 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090