A segunda turma do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial, resultado de parceria entre a Aberje e a ESEG, inicia aulas neste dia 9 de setembro de 2011 pela disciplina “Visão Estratégica de Comunicação Empresarial”, ministrada por James Heffernan e profissionais convidados. Os encontros serão quinzenais às sextas-feiras e aos sábados.
A matéria aborda a evolução dos conceitos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas nas organizações, enfatizando a gestão integrada da Comunicação, além de inserir os participantes na questão do entendimento dos impactos sociais, ambientais e econômicos das atividades, produtos e serviços da organização nos diversos públicos estratégicos e vice-versa. Os alunos analisarão uma forma de gestão da que responda de forma dialógica, ética e competente às inúmeras demandas comunicacionais e relacionais da sociedade contemporânea, seus mercados e públicos. Entre os subtemas, estão Comunicação Organizacional e Relações Públicas: surgimento, evolução, conceitos e abrangência, fundamentos, produção científica, paradigmas e perspectivas; Organizações tradicionais versus organizações modernas: conceitos, características e as conexões com a Comunicação; Comunicação Integrada, Relações Públicas e o composto da comunicação nas organizações; e Comunicação com os empregados e o sistema de comunicação nas organizações: processos, níveis de análises, percepções, barreiras, fluxos, redes e os meios de comunicação tradicionais e inovadores. Ainda serão abordados itens como Comunicação Organizacional e as Relações Públicas no Brasil: histórico, tendências e perspectivas; Gestão estratégica da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas: princípios, públicos e mídias; quem são os stakeholders e como avalizam a reputação da organização e o que é engajamento e sua importância no aumento da atratividade e do valor da marca, entre outros.
Em 2000, depois de 25 anos atuando como executivo e empresário, James Heffernan fundou o “The Jedi Group”, consultoria especializada em educação e desenvolvimento gerencial. Desde então, desenvolveu e coordenou mais de 15 programas internacionais para organizações brasileiras, criando parcerias com as universidades de Columbia, Toronto e Syracuse. Elaborou e foi coordenador-executivo de vários programas de longa duração na Boston School, a universidade corporativa do BankBoston. Atuou como consultor de organizações como Aberje, BankBoston, Banco Itaú, Odebrecht e Petrobras.
PRIMEIRA TURMA - Já a primeira turma, que tem aulas nas terças e quintas, dá continuidade ao seu cronograma com as disciplinas “Responsabilidade Social, Sustentabilidade e GRI” e “Análise Financeira de Projetos”. No primeiro caso, o conteúdo busca orientar a respeito das melhores formas de comunicar os valores, compromissos e práticas socioambientalmente responsáveis para todos os stakeholders, alertando para os equívocos comuns a ser evitados e apresenta o modelo GRI de relatórios de sustentabilidade, o mais utilizado no mundo. Fornece aos alunos a compreensão dos conceitos de Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade, mostrando a importância desses temas para a estratégia da organização e os contextualizando no âmbito do trabalho cotidiano. É ministrada por Ricardo Voltolini, que é jornalista, especialista em Marketing Institucional e Comunicação Organizacional e pós-graduado em Sociologia do Lazer pela Escola de Sociologia e Política e em Planejamento Estratégico do Turismo pela ECA-USP, além de MBA pela FIA-USP. Consultor de Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade há 12 anos, dirige a Ideia Sustentável, empresa especializada em consultoria, educação, projetos especiais e conteúdos focados em sustentabilidade. É professor de Marketing Social no MBA de Gestão e Empreendedorismo Social da FIA-USP, desenvolve cursos na Aberje e é publisher da revista Ideia Socioambiental.
Já “Análise Financeira de Projetos” visa levar o aluno a conhecer e compreender os sistemas de custeio, elaborar estimativas de custos para serviços específicos, compreender os fatos geradores e a estruturação de orçamentos e elaborar orçamentos consistentes por meio de planilhas eletrônicas integradas. Além disso, a disciplina foca no conhecimento das entidades (empresa e mercado) envolvidas na administração financeira, na compreensão da leitura de demonstrações financeiras como instrumento gerencial, no impacto do valor do dinheiro sobre o tempo, na discussão dos aspectos relativos a risco e retorno e nos conceitos relativos às ferramentas de avaliação de análises financeiras. Vai ser desenvolvida por Renato Cecconello, Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela UNIFECAP e pós-graduado em Administração Contábil e Financeira pela FGV. Atua em consultoria empresarial com modelos de simulação, planejamento financeiro, controladoria e sistemas e métodos de trabalho aplicados à administração. Dedica-se ao ensino de contabilidade e finanças para não contadores e não financeiros e ministra, na ESEG, as disciplinas Contabilidade, Finanças, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Estratégia Metodológica e Orientação para o TCC e Planos de Negócios.
Para mais informações, consulte http://www.aberje.com.br/mba . Ou então, entre em contato pelo email mba@aberje.com.br.
1376 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090