Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >MBA Aberje/Eseg

Formatura no MBA Aberje/Eseg em Gestão da Comunicação Empresarial evidencia capital social

20/05/2015

Os motivos para frequentar um MBA são variados na trajetória de cada profissional. Mas o saldo final, além de um importante certificado no currículo – ainda mais em tempos de alta competitividade no mercado de trabalho, são as relações estabelecidas nos grupos. Ingressar em uma qualificada rede de comunicadores foi um dos pontos destacados pelos formandos do MBA Aberje em Gestão da Comunicação Empresarial, resultado de parceria entre a Aberje e a ESEG. A cerimônia de formatura aconteceu na noite de 15 de maio de 2015 no Espaço Aberje Sumaré na capital paulista e voltou a reunir as turmas para um encerramento simbólico.

A abertura foi conduzida por Else Lemos, Coordenadora Pedagógica do MBA e também Gerente de Programas Educacionais da Aberje. Ela, que acentuou a presença dos familiares no evento e fez um agradecimento individual aos integrantes da equipe interna dedicada ao bom andamento administrativo das aulas, deu início ao encontro com uma homenagem ao professor James Heffernan, um dos fundadores do MBA em 2010, falecido em novembro passado. E relembrou uma frase dele, registrada no projeto pedagógico: trabalhar com comunicação exige uma grande desenvoltura, diante da complexidade do mundo, fazendo com que os comunicadores precisem deixar de ser produtores de conteúdo ou intermediadores de contatos para serem gestores e estrategistas. Else reforçou os vínculos dos alunos presentes, que não terminam com a formatura, mas devem ser estendidos na “Casa do Comunicador Brasileiro”, como bem se apresenta a Aberje. Os professores Emiliana Pomarico, Gisele Souza, Natalia Tamura e Rodrigo Cogo também estiveram presentes. O corpo docente do MBA Aberje/ESEG é integrado por mais de 20 pessoas, que têm como marca a capacidade profissional e um histórico acadêmico.

 

 

Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje, levou ao seu pronunciamento o raciocínio do pensador francês Durkheim, para quem uma profissão é de fato constituída se atentar para três pilares: práticas de excelência, uma teoria consolidada e o exercício do associativismo. A Aberje foi fundada em 1967 por um grupo de profissionais num congresso nacional de melhores experiências, integrado ainda por uma exposição de canais de comunicação interna e pela apresentação de uma pesquisa científica. Desde então, para cumprir com a proposta profissional e científica, busca oferecer esta amplitude de visão e de competências técnicas, éticas e estéticas. A entidade conseguiu ser um think tank do pensamento comunicacional brasileiro e internacional, gerida por representantes de 21 segmentos econômicos no Conselho Deliberativo, e inspirada por um grupo de notáveis em seu Conselho Consultivo. Como marcos de sua internacionalização, estão o International Aberje Award, entregue há nove anos para a melhor pesquisa universitária de pós-graduação sobre o Brasil ou a América Latina feita pela comunidade norte-americana; e a série de encontros Brazilian Corporate Communications Day, implementados em capitais ao redor do mundo (como New York, Londres, Milão, Paris, Berlim, Bogotá e Buenos Aires) desde 2010. “O isolamento é a morte em comunicação. A Casa da Comunicação, então, é uma metáfora para uma plataforma relacional que alimenta um importante capital social de cada um. E o que eu indico é uma postura de aprendizagem contínua uns com os outros”, afirmou.

Cláudia Servulo Dias, Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Solvi, foi uma das oradoras em nome dos alunos. E ela buscou inspiração em Spinoza e sua teoria dos afetos, para quem todo e qualquer contato que se tenha a partir do que se vive afeta cada um em sua potência para agir. Quando a pessoa tem sua potência para agir aumentada pelos afetos, sente alegria. Quando essa potência é diminuída, sente tristeza e se aproxima da morte. Para Cláudia, o conhecimento provocado pelos professores em classe foi potencializado pelos profissionais integrantes das turmas no cotidiano, gerando um ciclo produtivo. “O segredo então seria gerenciarmos nossos afetos para sempre termos um saldo a maior de alegria”, conclamou. E acentuou o proveito do MBA para sua situação específica: alguém formada em Direito, especializada em Psicologia e com prática de trabalho no campo dos Direitos Humanos.

 

 

Paula Piccin, Coordenadora de Comunicação do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, também foi oradora. Ela comentou que, jornalista por formação, nunca teve dúvidas existenciais sobre a profissão. Isso não indica, contudo, que não se possa aprender mais todo dia, em diferentes posições. Inspirada por seu pai, as perguntas a serem feitas são: “você é boa nisso? Você se entrega 100% a esse trabalho?”. E completou: “esse papo de mais de 15 anos atrás me veio porque sempre acreditei que esse grupo sabia que precisava fazer o seu melhor. E fez. Aqui no MBA da Aberje é onde encontramos profissionais e professores que sabem muito sobre essa nossa missão que é fazer comunicação - um lugar onde ela é discutida, estudada e avaliada minuciosamente, um ambiente de muitas trocas e de fazer grandes amigos”, finalizou.

 

NOVAS TURMAS – O MBA Aberje em Gestão da Comunicação Empresarial está com inscrições abertas para as turmas do segundo semestre. São ofertadas duas possibilidades de encontros, com periodicidade distinta – semanal às terças e quintas-feiras, ou quinzenal às sextas-feiras e aos sábados. O curso, em nível de especialização, é uma oportunidade para profissionais de Comunicação entenderem o papel estratégico dessa área nas organizações modernas e atuarem na gestão da comunicação baseados nas melhores práticas das organizações-líderes de mercado. O programa prevê 13 disciplinas e seminários especializados sobre temas contemporâneos, num total de 420 horas/aula em três semestres. As aulas são desenvolvidas no Espaço Aberje Sumaré na capital paulista na modalidade presencial.

Para mais informações, consulte http://www.aberje.com.br/mba. Ou então, entre em contato pelo email mba@aberje.com.br  e ainda no fone 11-3662-3990 ramal 846 com Tatiane Lopes ou Alessandro Marinelli.

1689

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */