Distância geográfica pode ser uma grande barreira para que um profissional frequente a sua melhor possibilidade de escolha em pós-graduação. Ou pode ser um incentivo extra à superação. No MBA em Gestão da Comunicação Empresarial, resultado de parceria entre Associação Brasileira de Comunicação Empresarial/Aberje e Escola Superior de Engenharia e Gestão/ESEG, alunos já vieram de Goiás, Amazonas, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul na turma quinzenal, com aulas às sextas-feiras à noite e aos sábados. As inscrições para turmas de 2015 ainda estão abertas.
Carolinne Santini, Analista de Marketing e Comunicação da Vice-Presidência de Marketing e Sustentabilidade da Algar, reconhece a dificuldade que é buscar pós-graduação em outra cidade. Ela sempre se deslocou de Minas Gerais para os encontros e aponta duas questões relevantes para sua decisão: o suporte da família e também o incentivo da empresa nos deslocamentos. “O acúmulo de funções em casa, no trabalho e na escola é um verdadeiro malabarismo. Ser multitarefa já é uma característica nata da mulher, estudar fora é mais uma atribuição importante que requer determinação e persistência”, resume.
Perguntada sobre pontos positivos do período de estudos, ela mencionou a importância dos relacionamentos que construiu com os demais alunos do curso: “são as histórias que marcam. Você nunca sai como entrou de uma experiência como essa”. Carolinne relembra, por exemplo, de um final de semana próximo ao carnaval, quando os alunos aproveitaram a estadia em São Paulo e decidiram pular carnaval com os famosos blocos de rua que desfilam na região de Pinheiros. “Foram momentos de muita euforia. Um dos melhores finais de semana que passamos juntos”, diz. E no campo das histórias, Carolinne não fica intimidada e conta sobre um dia de sufoco e emoção na primeira apresentação de balé da filha, que ocorreria num dos finais de semana de aula. Mas foi só organizar a logística e correr para o aeroporto. “Acredito que todo e qualquer esforço para o crescimento não é em vão. Como na minha cidade não teria acesso aos professores do mercado que tive na Aberje, optei por fazer a escolha que seria melhor para minha formação. Como o melhor nem sempre é o mais fácil, os desafios serviram de crescimento e amadurecimento e no final valeu muito a pena”, avalia.
A jornalista Mariana Medina, repórter e apresentadora na TV Horizonte (Rede Catedral de Comunicação de Minas Gerais), também fez parte do grupo de colegas de outros estados. E olha que ela morava em Manaus até janeiro de 2014, com voos de madrugada e muitas horas depois de aprendizagem. Para ela, tudo é uma questão de planejamento, jogo de cintura e força de vontade. E acrescenta: “a vantagem que encontrei era ter um tempo longe do escritório e de casa para pensar mais aprofundadamente a respeito de tudo, tanto questões do trabalho quanto pessoais”.
Mas nem tudo são momentos somente bons. Ela conta que, em uma das viagens, uma carreta tombou na linha verde indo para o aeroporto de Confins e ela perdeu o voo. Mesmo assim conseguiu embarcar em outra aeronave, e qual foi a surpresa ao ver que era um voo direto e sem escalas, como sua opção original. E Mariana ainda viajou na janela, então já embalada pelos famosos cookies da mãe. Ao chegar a São Paulo e pegar o metrô, seu ticket não funcionou. Mas um funcionário prontamente liberou a entrada apesar do problema. Em resumo, chegou a tempo na aula. “Desde que comecei, nunca pensei em desistir. Sabia que queria fazer o curso até o final. Adorei a maioria dos professores, os conteúdos foram mais do que relevantes para o meu desenvolvimento profissional e fiz lindas amizades”, pontua.
ESTRUTURA – No MBA da Aberje, estão sendo ofertadas duas possibilidades de encontros, com periodicidade distinta – semanal às terças e quintas-feiras, ou quinzenal às sextas-feiras e aos sábados. O curso, em nível de especialização, é uma oportunidade para profissionais de Comunicação entenderem o papel estratégico dessa área nas modernas organizações e atuarem na gestão da comunicação baseados nas melhores práticas das organizações-líderes de mercado. São 12 disciplinas que abordam desde os aspectos teóricos da Comunicação, estratégia e relacionamento com públicos estratégicos, até análise financeira, pesquisa e mensuração de resultados, e ainda outras atividades – como seminários especializados sobre temas contemporâneos. São 420 horas/aula, desenvolvidas em três semestres.
Para mais informações, consulte http://www.aberje.com.br/mba. Ou então, entre em contato pelo email mba@aberje.com.br e ainda no fone 11-3662-3990 ramal 846 com Tatiane Lopes.
2053 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090