A turma quinzenal do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial, resultado de parceria entre a Aberje e a ESEG, abre espaço a partir de agora para discutir relacionamento com a imprensa. A disciplina vai ser conduzida por Luiz Chinan a partir de 18 de julho de 2014.
A disciplina de assessoria de imprensa é uma atividade que nasceu à revelia da teoria. É, portanto, refém de seu estilo de origem: canal de comunicação indireto para atingir grandes ou pequenos segmentos de um público de interesse de uma organização. No Brasil, ainda há a peculiaridade de seu desenvolvimento ter sido feito sobretudo por jornalistas, em vez de profissionais de relações públicas. Esse fenômeno direcionou a atividade para o foco nas notícias corporativas (press releases) e nas entrevistas, em vez do relacionamento e da aliança com a estratégia de negócio. E justamente no terreno do relacionamento é que se encontra o diferencial no trabalho de imprensa: quando o foco deixa de ser “espaço ocupado” ou “minuto preenchido” na mídia e passa a ser a formulação de novos paradigmas, de novos modelos mentais e de novos consensos opinativos.
Luiz Chinan é graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Libero. Especializado em Jornalismo Impresso pelo Curso Intensivo do Jornal O Estado de S. Paulo e com MBA em Gestão da Comunicação pela Aberje/Eseg, foi professor de Jornalismo Informativo da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, bem como editor do jornal-laboratório da instituição. Em parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarrra/Espanha, desenvolveu e foi um dos coordenadores no Brasil do curso Master em Jornalismo para Editores, com o objetivo de oferecer uma capacitação internacional a jornalistas brasileiros. Coordenador da Comissão de Comunicação e Marketing da Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB), foi responsável pela área de imprensa da multinacional ABB e, posteriormente, sócio-diretor da agência Retoque Comunicação, pela qual desenvolveu (e continua a desenvolver) trabalhos de consultoria em comunicação e de relacionamento com a imprensa para organizações, tais como Accor, Air Liquide, Alstom, Itaú Unibanco, Natura, Nexans, Petrobras e Votorantim. Desde 2002, é professor da Aberje e, a partir de 2011, consultor editorial da BR.PR, revista internacional da entidade. É autor dos livros “Dias Melhores Para Sempre”, da editora Ateliê, e do “Manual de Telecomunicações da Ericsson para Jornalistas”.
Para mais informações sobre inscrição na próxima turma, consulte http://www.aberje.com.br/mba. Ou então, entre em contato pelo email mba@aberje.com.br e ainda no fone 11-3662-3990 ramal 846 com Tatiane Lopes.
1304 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090