“Narrativas, una respuesta a la multiculturalidad: el caso Aberje y el Brazilian Corporate Communications Day” é o título da apresentação que a gerente de Progamas Educacionais da Aberje, Else Lemos Inácio, desenvolveu na programação do 13º Congreso Internacional de Relaciones Públicas. O evento, sob o tema “Relaciones Públicas, una respuesta a la multiculturalidad”, aconteceu nos dias 17 e 18 de outubro de 2013 no Hotel O’Higgins na cidade chilena de Viña del Mar. É organizado pela Asociación Latinoamericana de Relaciones Públicas/ALARP e tem patrocínio do Governo do Chile.
A Alarp é uma organização sem fins lucrativos fundada no Brasil em 1998, cuja missão é unificar os esforços que servem os objetivos comuns no desenvolvimento profissional de Relações Públicas na América Latina. Está formada por seis países: Argentina, Chile, Brasil, Paraguai, Uruguai e Colômbia. O atual presidente é Marcos Veragua Contreras, que também dirige o Colegio Profesional de Relacionadores Publicos do Chile. No congresso, também são conferencistas Hector Galleguillos, professor da IEDE Business School de Madrid/Espanha; Tomás Astudillo, presidente da ALARP Paraguai; Luis Fernando Martin, presidente da ALARP Colombia; Agnes Ortega, diretora de Relações Públicas da Televisão Nacional do Chile; e Antonio di Genova, presidente da Rede Internacional de Relações Públicas/Redirp – Argentina, entre outros.
Vista parcial do salão com mais de 500 participantes e a mesa principal da abertura do evento
Else Lemos falou na multiculturalidade e no projeto Brazilian Corporate Communications Day
Else partiu da perspectiva de que a cultura resulta de fatores múltiplos que vão sendo alterados a partir das transformações da sociedade. De todo modo, destacou que, através do resgate de histórias e narrativas individuais, a perspectiva multicultural promove o respeito pela dignidade da vida e de todas as vozes que estão à margem da ação social. “A perspectiva multicultural amplia a consciência sobre o passado, restaura o sentido de plenitude e respeito pela diversidade e resgata o respeito às pessoas, consolidando relacionamentos, fortalecendo identidades, trabalhando pela justiça social e promovendo a eficiência econômica”, explicou ela.
Em sua visão, as relações públicas devem justamente compreender e atuar segundo práticas da comunicação multicultural, oferecendo oportunidades iguais para que os indivíduos se expressem, promovendo a diversidade nas organizações e eliminando estereótipos das mensagens. Assim, identificou os componentes da prática multicultural na área de RP, como a interdependência, a sensibilidade cultural, a diversidade, a resolução de conflitos e a comunicação simétrica.
Logo após esse panorama conceitual, a gerente da Aberje detalhou o projeto Brazilian Corporate Communications Day, voltado para disseminação das estratégias de excelência da comunicação brasileira em âmbito global e para estímulo de parcerias e negócios criado em 2010 pelo diretor-presidente da entidade e professor doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Paulo Nassar. A ideia é privilegiar a aprendizagem e o networking a partir de experiências exitosas de profissionais nacionais. Para saber mais sobre a série de seminários ao redor do mundo, clique aqui.
2138
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090