Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Governança Corporativa

Paulo Nassar é entrevistado por Terry Flynn para o Journal of Professional Communication

28/05/2015

Em outubro de 2014, o professor Terry Flynn, editor associado sênior do Journal of Professional Communication, sentou-se com Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor livre-docente da ECA/USP, para discutir seus pensamentos sobre o estado atual da profissão de relações públicas no Brasil e suas esperanças para o futuro. O resultado, disposto em oito páginas da publicação, está no artigo “An interview with Dr. Paulo Nassar, president of the Brazilian Association of Business Communication (Aberje)”.

 

O entrevistado enfatiza a importância da publicação de seu primeiro livro (“O que é comunicação empresarial”, editado em 1995 na Coleção Primeiros Passos da Editora Brasiliense em 1995, ao lado de Rubens Figueiredo) para o seu desenvolvimento profissional. Ele também discute como as ligações entre a criação e o desenvolvimento das atividades da Aberje junto a comunidades de pesquisa e ensino acadêmicos foram fatores-chave para o estabelecimento da validade e da credibilidade da organização. E acaba por partilhar os seus pensamentos sobre as principais habilidades para o sucesso no desenvolvimento do profissional de comunicação.

Em uma das questões propostas, Nassar divide a história da comunicação empresarial brasileira em quatro grandes movimentos, que passam pela fundação da Aberje, pela redemocratização do país e pela internacionalização do Brasil junto a discussões sobre sustentabilidade, até chegar no momento atual, iniciado ainda no final dos anos 90, quando os comunicadores começaram a perceber a relevância da gestão das narrativas organizacionais. Ele ainda pondera sobre a emergência das questões de responsabilidade social corporativa com aumento expressivo do leque de interlocutores na sociedade, reforçado pelo advento das tecnologias de informação e comunicação e da cultura digital. Nessa perspectiva, surge o desafio complexo de trabalhar com big data, exigindo dos comunicadores uma nova atitude em relação a números e aspectos quantitativos da área e profissão.

Sobre relações públicas, o diretor-presidente da Aberje pontua que é uma profissão que exige mais do que apenas formação técnica. Admite a importância desse enfoque sobre técnicas, linguagens e processos, mas postula o conhecimento em ética e estética. “Este é o trio que fornece uma profundidade e coerência à educação de relações públicas”, incentiva ele. E acrescenta: “é impossível trabalhar em relações públicas sem uma visão multidisciplinar, porque as questões do nosso tempo estão sujeitas a controvérsias e vários pontos de vista. Estudantes que querem trabalhar em relações públicas deve necessariamente entender que a sua educação não vai terminar no dia em que lhe for atribuído um diploma. A postura deve ser de educação continuada, sempre preparados para um diálogo denso”.

 

 

O JPC é uma publicação internacional para os profissionais, decisores políticos e acadêmicos. Tem uma proposta de aproximação entre universos profissional e de pesquisa e publica estudos de caso, entrevistas, artigos de pesquisa, obras de arte de mídia digital e som, trabalhos de desenho e resenhas. Seu editor é Alex Sévigny, da McMaster University. Para fazer download da entrevista (versão em inglês no formato PDF), basta clicar aqui.

577

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090